História Hoje: Dia Mundial do Doador de Sangue foi instituído pela OMS em 2004

OMS criou Dia Mundial do Doador de Sangue em 2004

Publicado em 14/06/2017 00:11 Por Apresentação Carmen Lúcia - Brasília

Por definição doar é presentear, oferecer, brindar. E quando o assunto envolve brindes e presentes logo lembramos de festa, de celebração... De vida.

Podemos doar tudo que o dinheiro pode comprar: alimentos, agasalhos, cobertores... E assim ver brotar, no rosto de quem recebe os presentes, um genuíno sorriso que faz com que qualquer sacrifício valha a pena.

Mas quando a doação é anônima, para alguém que jamais saberemos quem é e que não é comprada em shoppings, lojas, feiras... A coisa toda muda um pouco de figura.

Quando o assunto é doar algo que sabemos que somos a única fonte do produto... A doação se torna algo extremamente singular. Nos damos conta da importância do gesto e de repente recai sobre nossos ombros uma especial de responsabilidade.

Medo de agulha, ficar horas preciosas fora dos seus afazeres diários não impedem que diariamente pessoas em todo o mundo arregacem as mangas, estendam os braços para ganhar uma espetada e deixar correr para dentro de um saquinho o precioso liquido vermelho.

Em cada doação, são coletados aproximadamente 450 mililitros de sangue e cada voluntário tem a consciência de que a doação é um ato solidário e vital. Não é à toa que foram criados slogans como: “Doe sangue doe vida”.

Doar sangue salva vidas!!

Em 2004, para homenagear e agradecer a todos os doadores que ajudam a salvar vidas todos os dias, a OMS – Organização Mundial de Saúde –,  instituiu o dia 14 de Junho como o Dia Mundial do Doador de Sangue.

A data comemorativa é uma possibilidade para enfatizar mais uma vez porquê é essencial a doação regular. Este é um dia de agradecimento. Mas é também uma motivação para que cada vez mais os novos e eventuais doadores se convertam em doadores permanentes.

Desta forma, é possível garantir a provisão de estoque para todos que vierem um dia a precisar de transfusões.

História Hoje: Programete sobre fatos históricos relacionados a cada dia do ano. É publicado de segunda a sexta-feira. Acesse aqui as edições anteriores.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique