Fumo passivo é a 3ª maior causa de mortes evitáveis, de acordo com OMS

Fumo passivo é a 3ª maior causa de morte evitável

Publicado em 29/08/2017 14:59 Por Dayana Vitor - Brasília

Nunca é demais lembrar os malefícios que o cigarro provoca à saúde e esta terça-feira (29) é o Dia Nacional de Combate ao Fumo. Justamente para lembrar a população sobre os prejuízos que o hábito de fumar provoca a todos.


Neste dia 29 de agosto, o Ministério da Saúde vai divulgar novos dados sobre fumantes passivos. 


Segundo a pasta, em 2015, 8% das pessoas que trabalhavam eram fumantes passivas. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) este hábito involuntário é a terceira maior causa de morte evitável, perde apenas para o tabagismo ativo e para o consumo excessivo de álcool. 


O cigarro é uma das principais causas de várias doenças, entre elas câncer de pulmão, infarto e enfisema pulmonar. Mas mesmo com tantos prejuízos a saúde, mais de 10% da população brasileira acima de 18 anos ainda fuma. 


José Helder, arquiteto, de 46 anos, experimentou o cigarro com 18 anos e manteve o vício por 21 anos. Com medo das consequências que o hábito poderia provocar no futuro, ele decidiu parar com o cigarro aos 39 anos. Hoje, ele sente-se muito melhor em vários aspectos da vida. 


“O que mudou foi a percepção do cheiro, principalmente, a disposição para acordar cedo melhorou bastante, o sono melhorou bastante inclusive. Todo dia, eu acho bom ter consegui parar de fumar.” 


Otaviano de Castro, publicitário, de 50 anos, é outro ex-fumante que ganhou muito mais saúde, após parar com o vício. O cigarro entrou na vida dele quando tinha 14 anos, pois seu pai fumava. Ele conta como se sentia na época que mantinha o hábito de fumar. 


“Quando eu fumava muito, no dia seguinte eu estava mais fraco, o pulmão estava mais carregado, as vezes tinha crise de asma. Fumar foi a coisa mais burra que eu já fiz na vida!”. 


Para as pessoas que ficaram animadas com os bons exemplos dos ex-fumantes, existe um site para mostrar as vantagens financeiras e na saúde de parar com o cigarro que é o www.eseeuparardefumar.com.br.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique