Raios atingem 300 pessoas no Brasil por ano; maioria das mortes poderia ser evitada

De cada cinco mortes por raios, quatro poderiam ser evitadas

Publicado em 27/09/2017 23:25 Por Maíra Heinen - Brasília

Um homem morreu e outro ficou gravemente ferido após serem atingidos por um raio, no município de Rorainópolis no estado de Roraima.

Eles sofreram a descarga elétrica quando executavam serviço em uma antena, numa madeireira onde trabalhavam. O sobrevivente está internado no Hospital Geral de Roraima, em Boa Vista.


Por ano, no Brasil, cerca de 300 pessoas são atingidas por raios e dessas, 100 morrem. E a maioria das mortes causadas por raios, segundo estudos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, seria evitável, como explica o coordenador do grupo de Eletricidade Atmosférica, Osmar Pinto.

“As nossas estatísticas mostram que de cada 5 pessoas que morrem no Brasil atingidas por raios, quatro mortes poderiam ter sido evitadas se houvesse mais informação. Apenas uma é uma fatalidade, uma situação que realmente teria sido muito difícil de evitar”


Por ser o maior país em região tropical do planeta, o Brasil está em primeiro lugar na incidência de raios. Além do alto índice de mortes, os prejuízos também são grandes. Segundo o professor Osmar, as perdas anuais chegam a um bilhão de reais .


O último levantamento sobre raios feito pelo Inpe contou com sensores de superfície, o que permite identificar as ocorrências com maior precisão. Segundo a pesquisa, nos últimos seis anos, o Brasil teve, em média, 77,8 milhões de raios por ano. O número é bem superior aos 55 milhões calculados em 2002.


Dados do Inpe também apontam que os fenômenos El Niño e La Niña modulam a ocorrência de raios no Brasil numa intensidade muito acima do esperado.


O Norte é a região que possui mais incidência e o Tocantins fica em primeiro lugar entre os estados, com mais de 17 raios por quilômetro quadrado.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique