Raquel Dodge pede reabertura de processo sobre a morte de Rubens Paiva e revisão da Lei da Anistia

MP pede reabertura de processo sobre morte de Rubens Paiva

Publicado em 08/02/2018 11:54 Por Lucas Pordeus León - Brasília

A Procuradoria-Geral da República quer desarquivar o caso do assassinato do deputado Rubens Paiva durante a ditadura militar. O pedido foi encaminhado pela procuradora-geral, Raquel Dodge, à presidente do STF, ministra Cármen Lúcia. Dogde também pede que o Supremo reavalie o alcance da Lei de Anistia.

O Ministério Público acusou 5 militares por homicídio, ocultação de cadáver e associação criminosa pela morte do deputado Rubens Paiva nas dependências do Exército, em 1971, no Rio de Janeiro.

O caso foi arquivado por uma liminar do falecido ministro Teori Zavaski, em 2014. A defesa dos acusados alega que os militares estão protegidos pela Lei de Anistia, que impede a punição de crimes por motivações políticas durante o regime militar.

A Procuradora argumenta que crimes de tortura e ocultação de cadáver não prescrevem e pede que o Supremo reavalie o alcance da anistia e cita precedentes internacionais.

A Comissão Interamericana de Direitos Humanos questiona a lei de anistia brasileira por considerar que crimes contra a humanidade, como tortura, mortes e desaparecimentos, cometidos por agentes do Estado devem ser investigados e punidos no Brasil. Em 2010, o STF se manifestou contra a revisão da Lei da Anistia.

* Matéria atualizada às 16h48 do dia 08-02-18 para inclusão de informações. 

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique