História Hoje: Dia do Trabalho tem origem na luta de operários pela redução da jornada para 8 horas

Dia do Trabalho tem origem na luta pela jornada de 8 horas

Publicado em 01/05/2018 00:38 Por Apresentação Carmen Lúcia - Brasília

Vários países comemoram hoje, 1º de Maio, o Dia do Trabalho. A comemoração tem origem no ano de 1886 quando trabalhadores de Chicago, nos Estados Unidos, fizeram uma manifestação pelas ruas cidade reivindicando a redução da jornada de trabalho de 13 para oito horas diárias.

A manifestação teve a adesão de milhares de pessoas e houve uma greve geral. Houve confrontos com a polícia, pessoas morreram e outras ficaram feridas.

E, em 1889, a Segunda Internacional Socialista, que reunia várias organizações de trabalhadores, decidiu em Paris, convocar todos os anos uma manifestação pela implantação das oito horas. A data escolhida foi o 1º de Maio, em homenagem aos trabalhadores de Chicago.

Em 1891, durante uma manifestação, 10 operários foram mortos no Norte da França. Vinte e oito anos depois, a França passa a adotar as oito horas de jornada de trabalho e anuncia o 1º de maio como o Dia do Trabalho.

História Hoje: Programete sobre fatos históricos relacionados a cada dia do ano. É publicado de segunda a sexta-feira. Acesse aqui as edições anteriores

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique