História Hoje: Há 50 anos, a Batalha da Rua Maria Antônia dividia o país

Há 50 anos, a Batalha da Rua Maria Antônia dividia o país

Publicado em 01/10/2018 16:53 Por Apresentação Carmen Lúcia - Brasília

Em 2 de outubro de 1968 foi iniciado um conflito entre estudantes da USP e do Makenzie  que culminou com a morte de um jovem e ficou conhecido como Batalha da Maria Antônia. Esse era o nome da rua, no centro da capital paulista, onde ficavam os prédios das duas universidades.

Na ocasião, a Rua Maria Antônia era o berço da agitação estudantil paulista e tinha de um lado estudantes de esquerda da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo e do outro, estudantes de direita da Universidade Makenzie.

A rivalidade já existia e a tensão se instalou quando uma estudante da USP foi atingida por um ovo enquanto arrecadava dinheiro na prática conhecida como pedágio para a UNE - União Nacional dos Estudantes, que na época, foi oficialmente extinta pelo regime militar.
 

A rua foi esvaziada e se transformou em palco de luta entre jovens com ideiais contrários. Barricadas foram montadas e eles se enfrentaram com paus, pedras e até bombas de coquetéis molotov.

O local se tornou uma zona de guerra, com rojões atirados de um lado contra o outro. Podia-se ver estilhaços de vidro e pedras, dezenas de janelas quebradas, carros destruídos, focos de incêndio com muita fumaça e o prédio da Usp foi queimado.

A polícia foi chamada pela reitoria do Mackenzie para pôr fim ao tumulto. Com cassetetes, metralhadoras e fuzis, houve a tentativa inútil de dispersar a multidão. A polícia acabou entrando nos prédios das duas universidades e prendendo dezenas de estudantes.

Vários alunos ficaram feridos e um tiro atingiu mortalmente a cabeça do jovem secundarista José Guimarães que estudava perto dali, no colégio Maria Cintra. Ele estava ajudando a recolher pedras para os alunos da USP. Até hoje, não se sabe quem matou o estudante.

Os universitários da USP, tomaram as ruas de São Paulo com a camisa ensanguentada do estudante e durante manifestação entraram em choque com a repressão.

O momento retratou a divisão do país e revelou a forte resistência da classe estudantil, contra o regime de ditadura militar.

Dois meses depois, foi publicado o Ato Institucional número 5 que deu poderes quase absolutos ao então presidente da República, general Costa e Silva.

História Hoje: Programete sobre fatos históricos relacionados a cada dia do ano. É publicado de segunda a sexta-feira. Acesse aqui as edições anteriores.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique