Vale terá que contratar laboratório para testes da qualidade da água em Brumadinho

Vale vai contratar laboratório para teste da água em Brumadinho

Publicado em 18/02/2019 14:48 Por Dayana Vítor - Brasília

A Vale deve contratar um laboratório para analisar a qualidade da água na região de Brumadinho, em Minas Gerais, onde a barragem na mina Córrego do Feijão rompeu no dia 25 de janeiro.

É o que prevê acordo assinado entre a mineradora e a AGU- Advocacia-Geral da União, autora da ação na Justiça Federal para obrigar a mineradora a custear os testes. A empresa confirmou que vai cumprir o acordo.

Em audiência na Justiça Federal de Minas Gerais, a Vale se comprometeu a contratar laboratório para coletar amostras de até cem pontos de coleta em poços artesianos próximos ao Rio Paraopeba, o mais atingido pela lama que vazou da barragem da Vale em Brumadinho. A análise vai medir a presença de metais nocivos à saúde humana, como mercúrio, chumbo e arsênio.

No dia 15 de fevereiro, a Vale firmou acordo parcial com a Justiça do Trabalho mineira para atender de forma emergencial os familiares de empregados e terceirizados atingidos pelo rompimento da barragem. A mineradora comprometeu-se a pagar as despesas com funeral e verbas rescisórias das vítimas fatais. Segundo a empresa, também serão mantidos os salários dos que estão desaparecidos.

Uma nova audiência foi marcada para o dia 22 deste mês.

Na ocasião, devem ser analisados os pedidos Ministério Público do Trabalho de Minas Gerais para a Vale garantir a estabilidade aos empregados próprios e terceirizados pelo prazo mínimo de três anos, a proibição de transferências por decisão unilateral da empresa.

Além do custeio integral de tratamento médico e psicológico para os funcionários e parentes.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique