Garis do Rio rejeitam proposta de reajuste e retomam greve nesta sexta

Garis do Rio retomam greve nesta sexta-feira

Publicado em 26/04/2019 13:15 Por Ícaro Matos - Rio de Janeiro

Os funcionários da Companhia Municipal de Limpeza Urbana do Rio de Janeiro (Comlurb) entraram novamente em greve no primeiro minuto desta sexta-feira (26). 

Ontem, os trabalhadores rejeitaram a nova proposta de reajuste de 4% apresentada pela prefeitura e decidiram retomar a paralisação, que tinha sido suspensa na terça-feira (23).

Na ocasião, o sindicato da categoria e a direção da empresa chegaram a um acordo para suspender o movimento grevista. As partes acertaram que a prefeitura teria até quinta-feira (25) para apresentar uma contraproposta aos trabalhadores, mas a oferta não chegou perto dos 10% de aumento em salários e benefícios, que é a principal reivindicação da categoria.

Entretanto, o sindicato informou que os funcionários estão abertos para negociação e que o aumento mínimo que seria aceito pela categoria é de 5%. 

Na semana passada, os funcionários da Comlurb já tinham rejeitado a proposta inicial da prefeitura de reajuste de 3,73% para salários e benefícios, e decidiram iniciar uma greve na última segunda-feira (22).  

Em nota, a Comlurb questionou o início imediato da paralisação, já que legislação vigente estabelece que a greve só pode começar 72 horas após a categoria definir que irá cruzar os braços.  

A companhia ressaltou ainda que obteve liminar na Justiça determinando que 60% do efetivo continuem em atividade, e também a manutenção dos serviços de coleta domiciliar, limpeza hospitalar, de escolas, vias públicas, encostas, ralos e bueiros, além do preparo de alimentos nas escolas municipais, que é uma atribuição dos agentes de preparo de alimentos da Comlurb.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique