Mutirão garante acesso a direitos e cidadania para 6,5 mil detentos no Pará

Mutirão garante acesso a direitos para 6,5 mil detentos no Pará

Publicado em 06/09/2019 01:12 Por Juliana Cézar Nunes - Brasília

Serviços de saúde e atendimento jurídico foram intensificados esta semana nas nove unidades do Complexo Penitenciário de Santa Izabel, em Americano, no Pará.

As ações, que começaram na terça-feira e terminam nesta sexta, fazem parte da Operação Opus 2, coordenada pela Susipe, a Superintendência do Sistema Penitenciário do estado.

Fernanda Souza, diretora de execução criminal, conta que órgãos como a Receita Federal prestam assistência fundamental nesse tipo de operação, que visa garantir os direitos de 6,5 mil detentos.

“Uma parceria inovadora, até para a gente emitir os CPFs e RGs da população carcerária de Americano. Então a gente pretende continuar e estender esse tipo de parceria para as outras unidades do Pará, e levar esses serviços a toda a população carcerária.”

Até essa quinta-feira, cerca de 1,3 mil atendimentos jurídicos foram realizados no Complexo Penitenciário de Santa Izabel. Profissionais de psicologia, serviço social e enfermagem também prestaram assistência aos detentos.

Além da Susipe e Receita Federal, integram a Operação Opus 2 a Força-tarefa de Intervenção Penitenciária, o Departamento Penitenciário Nacional, a Polícia Civil, a Defensoria Pública, parlamentares e a Ordem dos Advogados do Brasil, seção Pará.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique