Operação Urutau é deflagrada para desarticular suposta organização criminosa em Tocantins

Operação tenta desarticular suposta organização criminosa

Publicado em 02/10/2019 01:26 Por Juliana Cézar Nunes - Brasília

A Polícia Federal deflagrou no Tocantins a Operação Urutau, para desarticular uma possível organização criminosa acusada de corrupção e lavagem de dinheiro. Foram expedidos pela Justiça Federal quatro mandados de busca e apreensão e três mandados de prisão temporária, cumpridos pelos agentes em Palmas.

O nome da operação faz referência ao pássaro urutau, conhecido como o rei da camuflagem. No caso em apuração, a camuflagem ocorreria por meio de laranjas e testas-de-ferro para dissimular ou ocultar a origem ilícita dos recursos e a real propriedade de bens e empresas. O valor total dos contratos públicos ligados às empresas desta parte do esquema pode ultrapassar R$ 50 milhões.

A Operação Urutau é uma continuidade das investigações iniciadas em 2016, com a Operação Reis do Gado, que apontam a existência de esquemas de desvio de recursos públicos em gestões anteriores do governo do estado.

Na semana passada, Marcelo Miranda, ex-governador do Tocantins, foi preso. O pai e o irmão do político também foram detidos pela Polícia Federal. Na sexta-feira, o pai saiu da prisão mediante pagamento de fiança. A defesa de Marcelo Miranda e da família nega as acusações e vai entrar com pedido de habeas corpus ainda esta semana.

Os agentes federais afirmam que, mesmo após as primeiras investigações, o grupo ligado ao ex-governador continuou praticando crimes como lavagem de dinheiro, falsificação de documentos e uso de laranjas para esconder patrimônio. Segundo cálculos dos investigadores, a suposta organização criminosa teria causado prejuízos de mais de R$ 300 milhões aos cofres públicos.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique