Rádio Nacional da Amazônia volta a operar em ondas curtas com 100% de capacidade

Rádio Nacional da Amazônia volta a operar em ondas curtas

Publicado em 17/12/2019 20:49 Por Renata Martins - Brasília

Reencontrar velhos amigos, conhecer gente nova e percorrer lugares que fazia um tempinho que a gente não chegava. Essa foi a sensação de quem esteve no Rodeador, em Brazlândia, Distrito Federal; nos estúdios da Rádio Nacional da Amazônia em Brasília; e no barco, na cozinha de casa, na sua comunidade, na sua aldeia.


É que nesta terça-feira foi entregue a nova subestação de ondas curtas da Rádio Nacional da Amazônia, que vai permitir mais tempo no ar, de 8h à meia-noite, sem interrupções, com transmissores de 25 metros, na frequência de 11780kw, e de 49 metros, na frequência 6180.


O presidente da EBC, Empresa Brasil de Comunicação, Luiz Carlos Gomes Pereira, inaugurou o novo equipamento, que custou R$ 2,5 milhões. E disse que esse era um pedido dos ouvintes.


“Especialmente atendendo aquele horário que era uma reivindicação dos nossos ouvintes. A maioria das pessoas está em casa, trabalhando, tocando a sua vida, e eles sentem a necessidade do rádio das 12h às 16h”.


E quem está no estúdio já acompanha a alegria daqueles que há mais de dois anos não conseguiam sintonizar nossa programação.


Em março de 2017, a subestação de energia foi destruída por um incêndio. Seis meses depois as transmissões voltaram, mas apenas nos 25 metros e com tempo reduzido.


A apresentadora do Tarde Nacional, Juliana Maya, programa que durante dois anos e oito meses foi transmitido apenas pela internet, fala da emoção de voltar ao ar em ondas curtas.


“A gente sempre soube qual era o nosso papel, a gente só queria chegar. E hoje a gente volta a chegar nas casas, nas fazendas dessas pessoas, onde elas trabalham, nas aldeias, nas comunidades ribeirinhas, nesse lugares mais distantes que é difícil ter internet”.


No estúdio da Rádio Nacional da Amazônia, centenas de mensagens trazem o relato de quem estava com saudade de ouvir a programação que leva notícias e serviços. Mensagens como a de Roseli Matos, de Porto Esperidião, em Mato Grosso.


“Graças a Deus voltou a faixa de 49 metros, está sendo uma alegria para nós”.


O presidente da EBC, Luiz Carlos Gomes Pereira, destaca que a empresa tem o maior sitio de antenas do país e o quinto do mundo.


“As grandes nações do mundo de dimensão continental, ninguém abriu mão de suas ondas curtas. Estamos falando de China, Rússia, Estados Unidos, Canadá, Índia. Então estamos colocando em funcionamento uma estação que é estratégica para o país em termos de segurança - e também ajuda as pessoas. E mais do que isso, leva emoção”.


Com a nova subestação e com novos equipamentos de transmissão, a programação poderá até ser transmitida 24 horas.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique