Morre Afonso Arinos, político, diplomata e jornalista que ocupava a cadeira 17 da ABL

Político, diplomata e jornalista, ele ocupava a cadeira 17 da ABL

Publicado em 16/03/2020 12:55 Por Lígia Souto - Brasília

Morreu nesse domingo (15), no Rio de Janeiro, aos 89 anos, o político e diplomata Afonso Arinos de Mello Franco, sexto ocupante da cadeira número 17 da Academia Brasileira de Letras. Segundo a ABL, Affonso Arinos morreu em casa, vítima de problemas respiratórios.

Nascido em Belo Horizonte, em 1930, o embaixador foi eleito imortal em 1999, na vaga do filósofo Antônio Houaiss. Era filho do jornalista, escritor e jurista brasileiro Afonso Arinos de Mello Franco e de Anna Guilhermina Pereira de Mello Franco. Iniciou a carreira diplomática em 1952, tendo funções e cargos no Brasil e no exterior, que somaram-se a atividades jornalísticas e legislativas.

Na década de 60, foi deputado à Assembleia Constituinte e Legislativa do Estado da Guanabara, na qual se destacou como membro da Comissão de Constituição e Justiça, em 1961, e como presidente da Comissão de Educação, em 1962. De 64 a 65, foi professor de Civilização Contemporânea na Universidade de Brasília. Eleito deputado federal pelo Estado da Guanabara, foi membro da Comissão de Relações Exteriores.

Por nota, o presidente da ABL, Marco Lucchesi, disse que o embaixador Afonso Arinos, foi memorialista e ensaísta primoroso, além de um historiador atento às raízes do Brasil e com larga erudição. Lucchesi afirmou, ainda, que perde um amigo querido, um homem íntegro e um  grande brasileiro.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique