Motociclistas recebem quase 3 vezes mais indenizações do DPVAT do que outros condutores

Motociclistas são os principais indenizados pelo DPVAT

Publicado em 07/03/2020 00:54 Por Kariane Costa - Brasília

No Brasil, são os motociclistas as vítimas que mais recebem indenizações do seguro DPVAT por envolvimento em acidentes de trânsito. O número é três vezes maior quando comparado aos outros tipos de motoristas.


Em 10 anos, foram pagas quase 3,3 milhões indenizações às vítimas de acidentes de trânsito envolvendo motocicletas. Deste total de ocorrências, quase 200 mil pessoas morreram, 2,5 milhões ficaram inválidas permanentemente e quase 560 mil benefícios foram pagos para reembolso com despesas médicas.


O número chama atenção quando é comparado a condutores ou passageiros de outros tipos de veículos, como carros ou ônibus. No mesmo período, foram pagas 1,2 milhão indenizações a esse grupo de acidentados. É o que mostra um relatório com dados processados pela Seguradora Líder, administradora do Seguro DPVAT.


De acordo com o presidente do Observatório Nacional de Segurança no Trânsito, José Aurélio Ramalho, a mudança para a redução de acidentes no trânsito passa pela educação. Ele considera que esta é uma medida a longo prazo, mas que, no futuro, vai representar redução dos números de mortos e feridos no trânsito brasileiro.


“A partir desse ano, de acordo com a base nacional comum curricular, passa a ser obrigatório, transversalmente, a disciplina trânsito. Ou seja, os futuros motoristas, as crianças, quando chegarem à vida adulta, virão cum pouco mais preparados, com avaliações muito mais disciplinadas, como aconteceu com o meio ambiente. O acidente de trânsito tem associação direta com percepção de risco. Na hora que ele percebe risco, ele muda o comportamento e passa a ter mais preocupação”.


Em relação ao relatório, Ramalho adverte que há um período de até três anos para requerer o seguro DPVAT após o acidente.


Tramita no Congresso uma proposta do governo para acabar com o seguro obrigatório por meio de uma medida provisória. Mas a MP foi suspensa pelo Supremo Tribunal Federal.


Em meio à indefinição, houve uma redução do valor para o DPVAT em 2020. Mais de 4 milhões de pessoas acabaram pagando a mais, e têm direito a receber a diferença de volta.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique