Não há descontrole de Covid-19 no sistema prisional do DF, diz juíza após registros na Papuda

Não há descontrole de Covid-19 no sistema prisional, diz juíza

Publicado em 10/04/2020 14:57 Por Renata Martins - Brasília

A juíza da Vara de Execuções Penais do Distrito Federal, Leila Cury disse que não há descontrole da Covid-19 no sistema prisional do local.

Segundo a magistrada todas as medidas indicadas pelas autoridades de saúde estão sendo adotadas para evitar a propagação do novo coronavírus nas prisões do DF.

A declaração foi divulgada na noite dessa quinta-feira (9) pelo Tribunal de Justiça.

Esta semana, a Secretaria de Segurança Pública foi notificada da contaminação de 13 agentes penais e um presidiário do Complexo Penitenciário da Papuda.

Os servidores estão em acompanhamento médico assim como seus familiares. O interno foi transferido e permanece isolado, como explica a promotora de justiça Claudia Tomelin.

A secretaria informou que os presos que estavam na mesma cela também foram isolados e estão sendo testados para a doença.

A Vara de Execuções Penais suspendeu as saídas temporárias e o trabalho externo; determinou o isolamento e monitoração dos presos que integram o grupo de risco.

O Secretário de Segurança Pública do DF, Anderson Torres, terá apoio do Exército Brasileiro para instalar um hospital de campanha dentro do complexo penitenciário da Papuda.

O Exército também está fazendo a limpeza e desinfecção das instalações em unidades prisionais.

A disseminação do coronavírus nos sistemas prisionais preocupa o Conselho Nacional de Justiça.

Segundo o órgão, em celas superlotadas, fica difícil fazer o isolamento social. E uma contaminação em grande escala nas prisões produz impactos significativos para a segurança e a saúde pública de toda a população.

De acordo com o CNJ,  no sistema carcerário brasileiro, os cerca de 9,7 mil  homens e mulheres maiores de 60 anos. Mais de 15 mil presos fazem parte dos grupos de risco por serem tuberculosos ou portadores do vírus HIV.

* Texto e áudio atualizados às 14h49 de 10/04/20. 

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique