Atividades da JBS em Rondônia são suspensas após confirmação de funcionários com Covid-19

Justiça do Trabalho suspende atividades da JBS em Rondônia

Publicado em 27/05/2020 23:41 Por Renata Martins - Brasília

A Justiça do Trabalho determinou a suspensão das atividades da filial da JBS em São Miguel do Guaporé, Rondônia, após confirmação de infecção de funcionários pelo novo coronavírus.

Dos 46 casos confirmados de Covid-19 no município, 29 são de trabalhadores do frigorífico da JBS, o que representa mais de 60%  dos infectados. A empresa só pode voltar suas atividades na filial depois que forem feitos testes em todos os seus funcionários. A remuneração dos empregados, deve ser mantida durante os dias de paralisação.

O juiz Wádler Ferreira marcou uma audiência com as partes para esta quinta-feira (28). A decisão liminar atende pedido do Ministério Público de Rondônia e do Ministério Público do Trabalho da 14ª Região.De  acordo com a denúncia, a empresa não está tomando as medidas necessárias de prevenção e trabalhadores com sintomas da doença estariam sendo orientados a voltarem a trabalhar, pelo departamento médico do frigorífico.

Segundo os promotores um ônibus chegou ao Hospital Público da cidade, trazendo novos casos suspeitos vindos da empresa. A unidade de São Miguel do Guaporé da JBS abate diariamente cerca de mil bois. Nesta quarta-feira (27), após a chegada do Oficial de Justiça pela manhã, o abate dos animais que estavam no local foi autorizado. A partir de amanhã, apenas funcionários do setor de segurança podem permanecer na filial.

A JBS emprega cerca de 950  trabalhadores no município de São Miguel do Guaporé/RO, que possui cerca de 25 mil habitantes. Em nota, a JBS informou que desde o início dessa pandemia tem adotado um rígido protocolo de prevenção contra a Covid-19 em suas unidades, que inclui afastamento de pessoas que fazem parte do grupo de risco; desinfecção diária das unidades e medição de temperatura de todos antes do acesso às fábricas.

A empresa não se pronunciou sobre a decisão da justiça do trabalho.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique