Ônibus voltam a circular no Rio com 100% da frota

Ônibus voltam a circular no Rio com 100% da frota

Publicado em 17/06/2020 18:48 Por Lígia Souto - Rio de Janeiro

O início da segunda fase do plano de flexibilização das medidas de isolamento no Rio, nesta quarta-feira, marcou também o retorno da operação de 100% da frota de ônibus da cidade. A determinação para a volta do funcionamento das linhas municipais foi publicada na véspera, no Diário Oficial.


Além dos ônibus comuns, a resolução também determina o retorno da frota integral dos coletivos que operam o BRT, corredor que liga as zonas sul e oeste cariocas.


Desde o dia 17 de março, após determinação do prefeito Marcelo Crivella, as frotas só podiam circular com passageiros sentados. A restrição foi imposta para conter a pandemia do novo coronavírus.


No novo decreto, a Secretaria Municipal de Transportes afirma, que a medida leva em conta o aumento gradativo da demanda da população, tendo em vista a retomada progressiva das atividades no Rio.


O texto diz ainda que “a secretaria intensificou as ações de orientação e fiscalização, em pontos estratégicos da cidade, para verificar se está sendo respeitada a nova determinação sobre a frota em circulação, além de inspecionar o estado de conservação e a higienização dos ônibus, assim como o uso de máscaras por motoristas e a circulação das linhas sem lotação”.


O consórcio BRT Rio, que administra os corredores exclusivos de ônibus articulados, informou, por nota, que vem atuando com 100% da frota desde o início da pandemia, já que o decreto da Prefeitura permitiu a redução somente para o sistema convencional. O texto ressalta, no entanto, que a restrição de circulação apenas com passageiros sentados, reduziu a capacidade de cada veículo articulado para 30% da capacidade de lotação.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique