Autorizadas a reabrir, 70% das escolas particulares de Manaus já têm aulas presenciais

70% das escolas privadas de Manaus já têm aulas presenciais

Publicado em 06/07/2020 23:37 Por Renata Martins - Brasília

Autorizadas a funcionar, 70% das escolas particulares de Manaus, no Amazonas, retomaram as atividades presenciais nessa segunda-feira. A volta das aulas nessas unidades ocorreu após o governo constatar queda na taxa de letalidade de Covid-19 no estado. Em abril estava em 8,9%, e no último sábado caiu para 3,4%.


A retomada das aulas está inserida no quarto ciclo de reabertura de atividades no Amazonas. Nesta fase, creches, escolas e universidades da rede privada de ensino já podem ter aulas presenciais.


A presidente do Sinepe, Sindicato dos estabelecimentos de Ensino Privado Do Amazonas, Elaine Saldanha, avalia que o retorno está sendo tranquilo por causa de medidas como a divisão de horários e o número de alunos.


As escolas de ensino fundamental e médio estão funcionando em regime híbrido, com parte dos alunos em sala de aula e outra acompanhando à distância.


Segundo a presidente do Sinepe, cerca de 30% das escolas optaram por não reiniciar as atividades presenciais. Elaine Saldanha explica que a decisão é de cada estabelecimento.


As aulas do João, de 6 anos, estão marcadas para voltar dia 20. A mãe, Rebeca Leitão, relata que todos da casa já foram infectados pelo coronavírus e, por essa razão, ela se sente um pouco mais confiante de deixar o filho ir pra aula. Mas diz estar atenta aos cuidados em casa e na escola.


As Faculdades particulares só voltam dia 3 de agosto. Já as aulas na rede pública de ensino ainda não têm data para retorno. Mas Ana Cristina Rodrigues, presidente do Sinteam, Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Amazonas, afirma que os gestores das escolas já estão convocando os empregados.


O governo do Amazonas determinou o retorno às atividades das pessoas consideradas como grupo de risco, como maiores de 60 anos, hipertensos, diabéticos. O primeiro grupo de pessoas com comorbidades a voltar será o de servidores da educação, dia 20 de julho.


A presidente do Sinteam afirma que a categoria só deve voltar às aulas presenciais após o governo dar garantias para proteção da vida dos trabalhadores e dos alunos.


Neste quarto ciclo de reabertura das atividades, voltaram a funcionar bares – até a meia-noite – e flutuantes – até às 18 horas. Apresentações artísticas com até três pessoas também estão liberadas.


O futebol profissional retorna dia 13 deste mês, com partidas sem público. Clubes, unidades de conservação e parques de diversão voltam a funcionar a partir de 17 de agosto.


No dia primeiro de setembro será a vez das feiras de exposição, turismo de pesca, cinema, teatro - todos com capacidade reduzida - e a prática de esportes coletivos, como basquete, vôlei e lutas.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique