INSS prorroga prova de vida de pensionistas e aposentados até 30 de setembro

Prova de vida do INSS continua suspensa até 30 de setembro

Publicado em 10/07/2020 20:58 Por Kariane Costa - Brasília

A prova de vida do INSS para aposentados e pensionistas está suspensa até 30 de setembro para evitar contaminações pela Covid-19.


As visitas técnicas para comprovação de vida, interrompidas desde março, também continuam suspensas.


Segundo o Ministério da Economia, cerca de 700 mil pessoas serão afetadas pelo adiamento, mas não prejudica o pagamento dos benefícios aos aposentados, pensionistas e anistiados.


Realizada todos os anos no mês de aniversário do beneficiário, a comprovação de vida é exigida para a manutenção do pagamento do benefício. A prova de vida exige o comparecimento do segurado ou de algum representante legal ou voluntário à instituição bancária onde saca o benefício.


Desde agosto do ano passado, o procedimento pode ser feito por meio do aplicativo Meu INSS, ou pelo site do órgão por beneficiários com mais de 80 anos ou com restrições de mobilidade.


A comprovação da dificuldade de locomoção exige atestado ou declaração médica. Nesse caso, todos os documentos são anexados e enviados eletronicamente.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique