Oxfam revela que a renda dos 73 bilionários da América Latina cresceu 17% na pandemia

Bilionários da América Latina ficaram mais ricos na pandemia

Publicado em 27/07/2020 16:05 Por Lucas Pordeus León - Brasília

Um levantamento na base de dados da revista Forbes sobre a renda dos bilionários da América Latina e do Caribe revelou que a renda dos 73 multimilionários da região cresceu 17% desde o início da pandemia, aumentando o total do patrimônio líquido desse pequeno grupo da sociedade em mais de 48 bilhões de dólares, entre março e junho deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados foram levantados pela ONG Oxfam, que faz relatórios sobre desigualdade econômica.

O aumento da renda dos bilionários na região equivale a um terço do total de recursos previstos em pacotes de estímulos econômicos adotados por todos os países da região.

Dos 73 bilionários pesquisados, 42 são do Brasil. Esses brasileiros viram a fortuna crescer 34 bilhões de dólares durante a maior crise econômica da história. Enquanto isso, estima-se que 40 milhões de pessoas perderão seus empregos e 52 milhões entrarão na faixa de pobreza na América Latina e Caribe em 2020.

A diretora-executiva da ONG Oxfam Brasil, Kátia Maia, destaca que o relatório divulgado nesta segunda-feira precisa ser levado em conta durante a reforma tributária em discussão no Congresso Nacional.

A ONG Oxfam destacou ainda que enquanto milhares de micro, pequenas e médias empresas estão fechando as portas, os ganhos de grandes corporações como a Microsoft, a Visa ou a farmacêutica Pfizer cresceram entre 30 e 50% desde o início do ano.

A Organização Não Governamental defende também impostos sobre as receitas extraordinárias dessas grandes companhias como forma de amenizar os efeitos da pandemia. Por outro lado, argumenta a Oxfam, o aumento da tributação dessas riquezas  poderia reduzir os tributos dos mais pobres, que incidem principalmente em alimentos e produtos de higiene e limpeza.

*Atualização às 21h de 28/07 para correção do título

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique