No Rio Grande do Sul, trabalhador indígena deve ser afastado de frigorífico para evitar a Covid-19

Frigorífico deve afastar empregados para evitar contágio da Covid-19

Publicado em 04/06/2020 15:40 Por Maíra Heinen - Brasília

No Rio Grande do Sul, procuradores recomendam afastamento de trabalhadores indígenas de frigorífico para evitar contágio pelo novo coronavírus. Em uma ação conjunta, o Ministério Público do Trabalho, o Ministério Público Federal e o Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul recomendam o afastamento remunerado dos indígenas que trabalham no frigorífico Mais Frango, localizado no município de Miraguaí.

Segundo os procuradores, a medida deve garantir o isolamento dos trabalhadores indígenas da empresa, que fazem parte de grupo de risco da Covid-19, conforme critérios do Ministério da Saúde. A empresa possui atualmente 164 trabalhadores indígenas.

Os Ministérios Públicos orientam que a empresa não demita os trabalhadores; e sugerem medidas como a concessão de férias coletivas, a suspensão dos contratos de trabalho, entre outras alternativas permitidas pela legislação.

A recomendação alerta que a dispensa de trabalhadores indígenas neste momento pode configurar ato discriminatório, com a possibilidade da aplicação de sanções penais.

O documento estabelece o prazo de cinco dias corridos para que o cumprimento da recomendação e para a comunicação das medidas adotadas aos MPs. A reportagem não conseguiu contato com a empresa Mais Frango.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique