IBGE lança mapa de biomas brasileiros maior do que a edição anterior

IBGE lança mapa de biomas maior do que edição anterior

Publicado em 30/10/2019 17:17 Por Cristiane Ribeiro - Rio de Janeiro

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística lançou nesta quarta-feira o Mapa de Biomas e Sistema Costeiro-Marinho do Brasil, em uma escala 20 vezes maior que o da edição anterior, publicada em 2004. O novo mapa permite notar diferenças significativas de demarcação entre os espaços geográficos brasileiros, o que é fundamental para dar mais transparência na aplicação de regras de proteção ambiental.     

O estudo apresenta, pela primeira vez, o Sistema Costeiro-Marinho, que abrange o litoral brasileiro e inclui. por exemplo, áreas de mangue, dunas e praias. E, mostra, ainda, os conjuntos de vida vegetal e animal, constituídos pelos agrupamentos de tipos de vegetação.

A coordenadora de Recursos Naturais e Meio Ambiente do IBGE, Luciana Mara Temponi de Oliveira, explica que este novo mapa traz um detalhamento da tipologia vegetal com muito mais precisão. 

De acordo com o mapa, a Amazônia continua absoluta como o bioma mais extenso do país, ocupando cerca de 49,5% do território. Já o Cerrado ocupa 23,3% do território brasileiro e é o único bioma presente em todas as regiões do país.

A Mata Atlântica ocupa 13% do Brasil, a Caatinga 10,1%, o Pampa 2,3% e o Pantanal 1,8% e completam a relação de biomas nacionais. A parte continental do Sistema Costeiro-Marinho ocupa 1,7% da extensão territorial.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique