Ibama contrata brigadistas para combater incêndios florestais em terras indígenas

Ibama contrata brigadistas para combater incêndios florestais

Publicado em 16/06/2020 16:14 Por Maíra Heinen - Brasília

Para atuar no período de seca, que segue até o mês de outubro, o Ibama está contratando, neste mês, 1481 brigadistas florestais que vão prevenir e combater incêndios em 17 estados, além do Distrito Federal. Serão chamados brigadistas que já atuaram em anos anteriores.

O Ibama deve formar 41 brigadas em terras indígenas e 13 especializadas para atuar em biomas diferentes, além de cinco grupamentos de ação imediata, para atuar em qualquer parte do país em até 24 horas.

Muitos indígenas atuam nas brigadas e têm função importante na prevenção dos incêndios na Amazônia e no Cerrado. Um curso de formação, oferecido pelo Ibama em parceria com a Funai, combina o conhecimento ancestral indígena com técnicas modernas do Manejo Integrado do Fogo.

Assinado em 2013, o acordo de cooperação prevê a seleção, capacitação e contratação de brigadistas indígenas, além de oferecer equipamentos e veículos para o trabalho em campo. Mais de 27 milhões de hectares em áreas indígenas já foram atendidos nos seis anos de atuação do Programa Brigadas Federais/Prevfogo.

Segundo a Funai, a Associação dos Brigadistas Akwe Xerente de Preservação e Controle às Queimadas e Combate a Incêndios Florestais, no Tocantins, está entre as mais atuantes.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique