Passo mais complexo de acordo para produção de vacina contra Covid-19 é incorporação de tecnologia

Passo mais complexo para produção de vacina é incorporar tecnologia

Publicado em 30/06/2020 01:15 Por Fabiana Sampaio - Rio de Janeiro

A Fundação Oswaldo Cruz fez uma transmissão online nesta segunda-feira para dar detalhes sobre a parceria com a Universidade de Oxford e a biofarmacêutica AstraZeneca para compra de lotes e transferência de tecnologia da vacina contra a Covid-19.


O diretor de Biomanguinhos, Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos da Fiocruz, Maurício Zuma, avalia que o processo mais complexo da produção da vacina contra a Covid 19, que vai exigir mais adaptações e investimentos da instituição, será o da incorporação da tecnologia.


Zuma participou da transmissão no Canal Saúde, da Fiocruz. O diretor, junto com a presidente, Nísia Trindade, e o vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde, Marco Krieger, esclareceram dúvidas da população sobre a parceria.


O acordo com a biofarmacêutica prevê duas etapas de produção. A primeira consiste na produção de mais de 30 milhões de doses antes do término dos ensaios clínicos. Ao fim dos ensaios e com a eficácia da vacina comprovada, o acordo prevê uma segunda etapa, com a produção de mais 70 milhões de doses.


Em paralelo, a Fundação deverá fazer as adequações necessárias em suas instalações para incorporar a produção do Ingrediente Farmacêutico Ativo, com a transferência da Tecnologia.


O vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde, Marco Krieger, explicou a utilização de componentes do vírus no desenvolvimento da vacina pela Universidade de Oxford. 


Nísia Trindade, presidente da Fiocruz, ressaltou que a Fiocruz continua os estudos paralelos de outras vacinas em desenvolvimento.


Os especialistas explicaram que os grupos prioritários que deverão receber a vacina, quando da sua aprovação pela Anvisa, serão estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

Segundo a Fiocruz, o Laboratório de Biomanguinhos tem capacidade de produção de 40 milhões de doses mensais da vacina sem prejudicar qualquer outra linha de produção atual, considerando a estrutura já instalada e o aumento da produtividade.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique