📻 ROTEIRO: AJUDANTE DIGITAL – EPISÓDIO 37
Tema: Energia Solar na Prática – On-Grid, Off-Grid e Novas Regras | Data de Veiculação: 23 de março de 2026
LEGENDA DE ÍCONES: 🤔 Pergunta do dia (Voz emulada) 🎶 Sonoplastia (Trilhas e Efeitos) 🎙️ Leyberson (Apresentador) 🎭 Meme / Insert (Humor) ⚙️🚺 Robozita (Voz artificial feminina) 🤖🚹 Robozito (Voz artificial masculino)
1. Abertura — Série energia (ep. 2)
🎶 [Silêncio total]
🎶 [Som de play em fita K7 e ruído de fundo]
🤔 Perguntas do dia [vozes com reverberação]:
[Voz 2]: AD, vale a pena gerar energia elétrica em casa?
[Voz 3]: AD, explica a diferença entre on-grid e off-grid?
🎶 [Som de stop em fita K7]
🎶 [Vinheta de abertura]
🎶 [Trilha principal em BG]
🎙️ Leyberson: Olá, pessoas que esperam tirar do Sol muito mais que uma insolação!
🎶 [Turma do Menino Sol & Vitor Kley — Menino Sol]
🎙️ Leyberson: Na estreia da temporada, começamos nossa série sobre energia elétrica. No primeiro episódio, vimos que energia é movimento organizado e que o Sol pode dar aquele empurrãozinho maneiro nos elétrons.
🎶 [Turma do Menino Sol & Vitor Kley — Menino Sol]
🎙️ Leyberson: De acordo com a Absolar — sigla para Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica — o Brasil já ultrapassou a marca de 3,5 milhões de sistemas solares instalados.
🎭 [Meme UAU! — Eddy Wally]
🎙️ Leyberson: A vantagem desses sistemas, que normalmente estão nos telhados, é reduzir a dependência da concessionária e dar um alívio na conta de luz.
🎭 [Meme "Cê é o bichão mesmo!"]
⚙️🚺 Robozita: Hoje vamos responder algumas dúvidas importantes: quanto custa? E como escolher o sistema certo?
🤖🚹 Robozito: E o que é esse tal de on-grid e off-grid? Parece termo de Fórmula 1!
🎭 [Meme — Cleber Machado em "Hoje não, hoje sim"]
🎙️ Leyberson: Nada disso! O "grid" aqui é a rede. Estamos falando de engenharia e de regulação.
🎭 [Meme — Cleber Machado em "Hoje não, hoje sim"]
🎙️ Leyberson: Bora então entender o que vale a pena em cada canto do Brasil?
🎭 [Meme — Sim ou Não com Celso Portiolli]
2. O que é on-grid?
🎶 [Engrenagens girando]
🎙️ Leyberson: Vamos começar pelo modelo que domina as cidades: o sistema on-grid.
🤖🚹 Robozito: Alguém liga a tradução simultânea, por favor?
🎭 [Meme — Barbixas — Dicionário]
⚙️🚺 Robozita: ON-GRID: Locução adjetiva gringa em que "On" significa ligado e "Grid" quer dizer rede elétrica. Tradução livre: sistema solar que trabalha conectado à rede da distribuidora. Na prática: você instala os painéis fotovoltaicos no telhado, gera energia, mas continua plugado na concessionária. E o excedente vira créditos na conta de luz para usar depois.
🎶 [Som de campainha]
🤖🚹 Robozito: Saiu bem no improviso, Robozita. Se entendi bem, é tipo emprestar uma xícara de açúcar para o vizinho?
🎙️ Leyberson: Exato! E a distribuidora devolve esse "empréstimo" em créditos que vão ajudar a abater sua conta à noite ou em dias nublados ou de chuva.
⚙️🚺 Robozita: Mas atenção: o coração do sistema é um equipamento eletrônico chamado inversor. Ele transforma a corrente contínua (CC) gerada pelas placas na corrente alternada (CA) que seus aparelhos usam.
🎙️ Leyberson: Sem o inversor, nada feito. Um inversor de entrada, para sistemas de pequeno porte, custa entre dois e quatro mil reais, dependendo da tecnologia.
🎭 [Meme — Picapau — Meu dinheiro]
🎙️ Leyberson: E para a conta dar certo, a concessionária instala um medidor bidirecional, que registra o que você consome e o que você "empresta" para a rede.
🎭 [Meme — Bob Esponja — "Olá, eu gosto de dinheiro"]
⚙️🚺 Robozita: O sistema on-grid é mais comum em unidades da federação como São Paulo e no Distrito Federal, onde a rede elétrica é, em tese, estável e a tarifa elevada.
🎶 [Som de engrenagens]
3. O Marco Legal (Lei 14.300)
🎙️ Leyberson: Mas antes de subir no telhado, você precisa entender o Marco Legal da Geração Distribuída, a Lei 14.300, de 2022.
🤖🚹 Robozito: Lá vem ele dizer que não existe Sol grátis.
🎙️ Leyberson: Não existe. Pode-se dizer que não existe conta de luz zerada. Como diria Lavoisier: "nada se perde, tudo se transforma". Usar a rede tem custo.
🎭 [Meme — Picapau — "Meu dinheiro, eu perdi meu dinheirinho"]
🎙️ Leyberson: Antes de 2023, a compensação era quase de um para um. Agora, temos uma regra de transição. Quem protocolou o projeto de energia solar on-grid até 7 de janeiro de 2023 garantiu as regras antigas até 2045. É o chamado "direito adquirido".
🎶 [Som interruptor e arco elétrico]
🎙️ Leyberson: Já quem entrou depois, paga gradualmente pelo uso da infraestrutura.
⚙️🚺 Robozita: É a famosa cobrança do Fio B.
🎙️ Leyberson: Explico: o Fio B é a parte da tarifa que remunera a distribuidora pelos postes e cabos. Mesmo pagando essa taxa, o sistema ainda se paga em média entre quatro a seis anos, dependendo do estado. O importante é o projeto ser bem dimensionado, tanto em relação ao consumo e ao tal payback.
🎭 [Meme — Barbixas — Dicionário]
⚙️🚺 Robozita: Payback, termo em inglês que pode ser entendido como "período de retorno". É um indicador financeiro que mede o tempo necessário para recuperar o investimento inicial de um projeto ou negócio.
4. Off-grid
🎶 [Engrenagens girando]
🎙️ Leyberson: Agora, vamos pegar a estrada e ir para o Amazonas. Se o on-grid é conexão, o off-grid é independência.
🤖🚹 Robozito: Dicionário...
⚙️🚺 Robozita: "Off-grid" significa fora da rede. É o sistema em que "carrego minha própria bateria" sem depender de postes.
🎙️ Leyberson: Isso aí! O off-grid não tem fios ou conexão com a rua. Somente entre o sol e seus equipamentos elétricos. É essencial onde a rede não chega.
⚙️🚺 Robozita: Para isso, precisamos de: painéis, controlador de carga e de um banco de baterias, que é o item mais caro e sensível aqui. Ah, claro! E de um inversor off-grid.
🎙️ Leyberson: Perfeito, Robozita! No off-grid, esse inversor funciona como um verdadeiro "gerador silencioso". Como a energia fica guardada nas baterias em corrente contínua, mas a sua TV ou o freezer só funcionam em corrente alternada, ele é o tradutor oficial que deixa a energia no ponto certo para as tomadas.
🎶 [Som de campainha]
🎙️ Leyberson: Só uma curiosidade rápida: a grande novidade de 2026 é que os inversores híbridos estão dominando: são aqueles do tipo off-grid e on-grid juntos. Eles são, em teoria, o "melhor dos dois mundos". Conseguem injetar o excedente na rede da rua para gerar créditos. Mas se o bairro todo ficar sem luz, eles isolam a sua casa e usam as baterias que você tem na hora. É segurança total! Mas aí o conjunto todo fica mais caro, né?
[FONTE: Manual de Engenharia para Sistemas Fotovoltaicos — CRESESB/CEPEL]
🎭 [Meme — Barbixas — Dicionário] Mas dá para trocar também, eu faço trabalho de eletricista também…
⚙️🚺 Robozita: Voltando ao sistema off-grid puro, os painéis "colhem" o sol durante o dia, o controlador guarda nas baterias e o inversor deixa tudo pronto para usar a qualquer hora. Esse modelo é muito útil em comunidades isoladas, onde a rede elétrica simplesmente não chega.
🎙️ Leyberson: No interior do Amazonas, por exemplo, o sistema off-grid substitui os geradores a diesel. E o diesel no interior do Amazonas é um pesadelo: Além de caro, o transporte por barco é lento e o barulho do gerador a diesel incomoda a vila inteira.
🤖🚹 Robozito: Então, em vez de geradores, essas comunidades "plantam" placas solares?
🎙️ Leyberson: Por aí. Só que o investimento inicial para esse tipo de sistema off-grid é alto. As baterias e o inversor podem representar até 60% do custo total do projeto.
🎭 [Meme — Novela da Rede Globo] Mas eu não tenho dinheiro…
🎙️ Leyberson: Mas, nesse caso, o impacto é social. De acordo com relatórios do Programa Mais Luz para a Amazônia, do Ministério de Minas e Energia, muitas destas famílias passam a ter energia limpa, silenciosa e gratuita.
🎭 [Bender/Futurama — Ah, agora eu entendi.]
[FONTE: Relatórios do Programa Mais Luz para a Amazônia — Ministério de Minas e Energia]
5. Comparativo e encerramento
🎶 [Engrenagens girando]
🎙️ Leyberson: Resumo do episódio de hoje:
🎙️ Leyberson: On-grid: mais barato, usa a rede pública como uma espécie de tanque para o abastecimento e está sujeito à Lei 14.300. Ideal para regiões urbanas com rede estável.
🎙️ Leyberson: Off-grid: mais caro, precisa de baterias, ideal para locais isolados onde não tem rede elétrica.
🎙️ Leyberson: Lembrando: o retorno depende do sol e da tarifa local. O Distrito Federal, por exemplo, tem uma das melhores irradiações do país! Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, o Inpe.
🤖🚹 Robozito: Hei, Menino Sol, segura aí que tenho mais uma pergunta: e se eu usar essa energia para carregar meu carro elétrico?
🎙️ Leyberson: Tenho que tirar o chapéu pro Robozito. Belo gancho.
🎙️ Leyberson: No próximo episódio a gente fala sobre carros elétricos. Sustentáveis ou vilões da conta de luz?
⚙️🚺 Robozita: Preparem os plugues e os carregadores! A próxima conversa vai descer do telhado e chegar até a garagem de casa.
🎙️ Leyberson: Então, já sabem. Eu volto em duas semanas com ou sem apagão.
⚙️🚺 Robozita: Têm dúvidas? Nosso e-mail é ajudantedigital@ebc.com.br. Mande áudio ou texto também para o nosso WhatsApp!
🤖🚹 Robozito: Este episódio usou para fins meméticos memes populares que circulam no YouTube; frases de animações como Picapau, Bob Esponja, Bender e vozes de pessoas reais como Cleber Machado narrando o Barrichello sendo ultrapassado na última volta, do onipresente Gustavo no programa Sim ou Não com Celso Portiolli. E tivemos um destaque especial para o quadro Dicionário do grupo de improviso Barbixas. Além, claro, de reproduzir trechos da música Menino Sol da Turma do Menino Sol na voz de Vitor Kley.
🎙️ Leyberson: Tchau!
🎶 [Fecha com vinheta]