Futebol feminino já está pronto para a Olimpíada de Tóquio

Seleção Brasileira

Publicado em 01/01/2020 - 16:34 Por Leandro Martins - Brasília

A seleção de futebol feminino, que conquistou a Copa América em 2018, foi a primeira equipe brasileira a se classificar para os Jogos Olímpicos de Tóquio, que serão realizados de 24 de julho a 9 de agosto de 2020.

 

Já os nossos rapazes precisam disputar o pré-olímpico, que começa agora em janeiro. Quem já carimbou o passaporte para o Japão foram as equipes do handebol, o vôlei masculino e feminino, e também as duplas de vôlei de praia.

 

A equipe Brasil está otimista. Um dos motivos foi a excelente participação do país nos Jogos Pan Americanos de Lima, no Peru, este ano, conquistando o vice-campeonato. Foi a melhor campanha brasileira nos Pan, com recorde de ouros e pódios, e ainda a conquista de mais de 100 vagas para Tóquio.

 

Na canoagem velocidade, destaque para o baiano Isaquías Queiroz. No Atletismo, já temos 23 atletas confirmados. O ginasta artístico Arthur Nory, também já garantiu passaporte para a competição. Ele conta que está confiante.

 

Nos esportes aquáticos, Ana Marcela Cunha confirmou a participação na prova de maratona na água - 10 km feminino. Teremos também nossos surfistas Tatiana Weston-Webb, Silvana Lima, Gabriel Medina e Ítalo Ferreira.

 

Na equipe de vela, estarão na capital japonesa as duplas Marco Grael e Gabriel Borges, que garantiram a vaga com o ouro no Pan; Fernanda Oliveira e Ana Barbachan; e ainda Kahena Kunze e Martine Grael. Para a velejadora, a conquista de medalhas é consequência de uma permanente motivação para competir.

 

No tênis de mesa teremos Hugo Calderano, campeão no Pan de Lima, o único não oriental no TOP 10 mundial desse esporte.

 

Algumas modalidades ainda estão sem vagas definidas, como o judô, em que se classificam os 18 melhores do ranking mundial, até o dia 25 de maio. Já no boxe, uma das esperanças de medalha para o Brasil está literalmente nas mãos da pugilista Bia Ferreira. Ela garantiu sua vaga ao vencer o campeonato mundial, em outubro deste ano.

 

A trigésima segunda Olimpíada dos Jogos Modernos terá 33 modalidades esportivas. Mais de 11 mil atletas vão participar, representando 204 países. O evento deve atrair 4 milhões e meio de visitantes à terra do sol nascente.

 

Quatro esportes vão aparecer pela primeira vez em uma olimpíada: surf, escalada, skate e beisebol/softbol. Também vão estrear categorias novas de modalidades já participantes, caso do basquete 3 contra 3, e do ciclismo BMX Freestyle.

 

Outra novidade é a criação de categorias mistas em judô, triatlo, tiro com arco, tênis de mesa, e na natação com revezamento. E depois da Olimpíada, é a vez da Paralimpíada, em que participam atletas com deficiência física ou cognitiva. A competição vai ser realizada de 25 de agosto a 6 de setembro, com 22 modalidades esportivas.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

Bolsonaro participa da entrega de espadins na Escola Naval

Na cerimônia, o ministro da Defesa, Walter Braga Netto, disse que o recebimento do espadim é a materialização do esforço e da dedicação dos aspirantes.

Baixar arquivo
Educação

Inscrições do Enem 2021 começam em 31 de junho também para treineiros

Estudantes que ainda não completaram o terceiro ano do ensino médio e estão interessados em fazer o Enem - Exame Nacional do Ensino Médio para se autoavaliar, podem se inscrever para a prova como treineiros, mas, apenas para a versão impressa.

Baixar arquivo
Cultura

Morto por covid, diretor de carnaval Laíla é enterrado no Rio

Laíla morreu na sexta-feira por complicações da covid-19. O carnaval carioca também perdeu nessa sexta Amadeu Amaral, o mestre Mug, que por 30 anos comandou a bateria da escola de samba Vila Isabel.

Baixar arquivo
Saúde

Rio inclui gestantes no calendário único de vacinação

A medida também inclui lactantes e  puérperas sem comorbidades. Essas vacinações  devem ser feitas com prescrição médica.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz entrega mais cinco milhões de vacinas da AstraZeneca

Somando a entrega desta semana, já são 54,8 milhões de doses produzidas e disponibilizadas ao Ministério da Saúde. Outras quatro milhões foram importadas prontas do Instituto Serum da Índia. 

Baixar arquivo
Geral

Treze anos depois, Lei Seca está mais rígida

Atualmente, quem for flagrado conduzindo em via pública com qualquer nível de álcool no sangue tem que pagar quase R$ 3 mil de multa e ficar 12 meses sem carteira de habilitação. Esta é considerada uma infração gravíssima, assim como se recusar a fazer o teste do bafômetro.

Baixar arquivo