Movimento #ElasNoEstádio quer ampliar público feminino em jogos de futebol

#ElasNoEstádio

Publicado em 27/01/2020 - 15:26 Por Renata Martins - Brasília

Futebol é coisa de todo mundo! Mesmo que dentro das quatro linhas ou na arquibancada a feição masculina predomine no esporte.


Meninas e mulheres são minoria na plateia dos templos onde a arte do futebol se apresenta.


Em São Paulo, 16 clubes participantes do Paulistão 2020 e a Federação Paulista de Futebol se uniram em um movimento para ampliar a presença de mulheres nos jogos de futebol: o projeto #ElasNoEstádio.


Segundo a Federação Paulista, uma pesquisa do Data Folha apontou que ano passado apenas 14% do público que foi a jogos do Campeonato Paulista era feminino.


Levantamento divulgado pela Federação indica que o conceito de que o estádio não é local adequado para mulheres, a falta de companhia ou incentivo para frequentar os jogos estão entre os principais fatores para afastar o público feminino do futebol.


Todas as vezes que a paraense Cristiane Feio foi a um estádio, estava acompanhada do pai ou de amigos. Torcedora do Clube do Remo e apaixonada por futebol, há mais de três anos só assiste jogos pela TV. Entre as razões, o ambiente muito masculinizado, que ignora a presença de mulheres.


“Você vê homens fazendo xixi. Tem banheiro? Tem, mas a pessoa não vai lá. E a gente chega muito cedo no estádio. O jogo era 16h, eu tinha que chegar 13h30, 14h, para evitar o empurra-empurra. E ficava muito tempo esperando”.


No Paulistão o incentivo vai além da #ElasNoEstádio. Durante os jogos, haverá atendimento especial às mulheres nos estádios, para que possam relatar assédio, ofensas e violência.


O atendimento será feito, preferencialmente, por delegadas. Clubes vão incentivar coletivos e grupos femininos para que possam ir juntas aos estádios.


A servidora pública Rita Franco sempre gostou de futebol e achou importante a campanha. Rita participa do Movimento Toda Poderosa Corinthiana, e é frequentadora assídua de estádios. Para ela além da campanha é preciso mudar a mentalidade dos frequentadores.


“Não basta apenas aumentar o policiamento. É preciso aumentar também a conscientização dos torcedores. É preciso uma mudança interna. Numa reunião tem homens e mulheres, os homens resolvem ir para o estádio, levantam e não se preocupam em te perguntar se você também quer ir. Conheço muitos que dizem que estádio não é pra mulher. E lugar de mulher é onde ela quiser”.


Em Recife, Pernambuco, uma cartilha de combate ao assédio contra as mulheres nos estádios de futebol ilustra diversas atitudes machistas que devem ser evitadas pelos torcedores. Traz também informações bem-humoradas, como o “machismo não cabe nem na reserva” e que “mulher pode ir com a roupa que quiser pro estádio.”

Últimas notícias
Justiça

Nunes Marques prorroga prazo para pagamento de dívida de MG com União

O ministro do Supremo Tribunal Federal prorrogou por mais 90 dias o prazo para Minas Gerais pagar a sua dívida com a União. Esse prazo se encerraria neste sábado (20).

Baixar arquivo
Geral

Governo recua e Petrobras pode pagar 50% de dividendos extras

A decisão veio nessa sexta-feira (19), após reunião do Conselho de Administração da empresa e será levada à Assembleia Geral marcada para a próxima quinta, dia 25.

Baixar arquivo
Saúde

Covid-19: Brasil receberá mais 12,5 milhões de doses da vacina em maio

Esse lote é do imunizante mais atualizado, que também protege contra a variante XBB. Assim que chegar ao país, as vacinas serão distribuídas aos estados em até 12 dias.

Baixar arquivo
Geral

Tietasaura: nova espécie de dinossauro baiano é identificada

O espécime teria vivido no Recôncavo Baiano e foi batizado em homenagem ao romance de Jorge Amado. Os fósseis eram considerados perdidos, mas foram encontrados recentemente no Museu de História Natural de Londres. Ainda não há previsão de retorno para o Brasil.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Podcast Crianças Sabidas: 60 anos do golpe militar de 1964

A Radioagência Nacional lança o segundo episódio do podcast Crianças Sabidas, com jornalismo voltado para o público infantil. Neste episódio, 60 anos do golpe militar de 1964 , a jornalista Akemi Nitahara, que é autora da série de livros infantis Naomi e Anita, conta sobre o golpe e suas consequencias para o país por meio de músicas compostas na época. 

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo