A pentatleta Iêda Guimarães se classificou para disputar os Jogos Olímpicos, que acontecem neste ano em Tóquio. Além do talento pessoal, ela contou com o importante auxílio de um professor da rede pública de ensino do Rio de Janeiro. O treinador da atleta, Fábio Moreira Corrêa, dá aulas no Colégio Estadual Professor Amazor Vieira Borges, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense.
Ele é o responsável por treinar a Seleção Brasileira de Pentatlo Moderno, esporte olímpico que reúne natação, esgrima, hipismo e tiro a laser. A equipe se prepara na Vila Militar, em Deodoro, na zona norte da capital, que abriga o centro de treinamento da Confederação Brasileira do Esporte.
Para o professor, a conquista representa o primeiro degrau da escalada rumo a uma medalha olímpica, em 2024.
A boa classificação na Olimpíada da Juventude, em 2018, na Argentina, garantiu a participação de Iêda Guimarães, no ano passado, nos Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru.
A carioca encerrou a competição como a melhor pentatleta sul-americana. Iêda, de 19 anos, começou sua história no esporte em 2008.
Os Jogos Olímpicos de Tóquio acontecem de 24 de julho até 9 de agosto. As competições de pentatlo moderno serão realizadas de 6 a 8 de agosto. E uma curiosidade: esta será a primeira vez que os cinco esportes da modalidade serão realizados em uma única arena, numa Olimpíada.