Flamengo demite 62 pessoas e reduz salários em 25%

Dia do Trabalhador

Publicado em 01/05/2020 - 10:39 Por Rodrigo Ricardo - Rio de Janeiro

 

O 1º de maio não vai ser motivo de comemoração para 62 pessoas demitidas pelo Flamengo às vésperas do feriado do Dia do Trabalhador. Após 46 dias de paralisação do futebol por conta da pandemia do novo coronavírus, o clube mais popular do país viu-se obrigado a reduzir custos, cortando cerca de 10% dos funcionários.

 

"A gente fica triste, sentido, mas não temos muito o que fazer", lamentou José Pinheiro, presidente do Sindicato dos Empregados em Clubes, Federações e Confederações Esportivas (Sindeclubes). Segurança do Flamengo há 45 anos, Pinheiro pontua que, diferente de outros  períodos, os trabalhadores vão receber todas as verbas rescisórias a que fazem jus e que o clube, como empregador, também está dentro do direito de reduzir a folha de pessoal. "Poderíamos protestar, mas neste momento não teria jeito. Vivemos uma fase triste".

 

O Flamengo também vai reduzir em 25% o salário dos funcionários que ganham mais do que R$ 4 mil. O caminho é o mesmo que outros 80% clubes da Séria A do Brasil estão adotando. Entretanto, a maioria vem buscando poupar os que ganham menos. O Palmeiras, por exemplo, optou reduzir este mesmo percentual dos rendimentos de atletas e comissão técnica.

 

"Esta crise implica em questões éticas delicadas nas relações entre clubes e profissionais, mas configura um certo absurdo e provoca protestos na sociedade e nas redes sociais, o Fla não mexer, aparentemente, nos astronômicos vencimentos dos jogadores e atingir os funcionários mais pobres", analisa o comentarista esportivo, Márcio Guedes, criticando a medida da diretoria rubro-negra.

 

"Qualquer planejador de meia-tigela, encontraria uma solução melhor.  É injusto e não faz sentido um clube de massa, com milhões de torcedores de baixa renda, voltar-se contra os mais humildes", ressalta o jornalista, setorista do mais querido nos tempos de Zico e cia.

 

O sócio e conselheiro do Flamengo, David Butter, também estranhou a decisão, principalmente porque está publicado no site a demonstração financeira do clube, pontuando que ele poderia suportar por três meses a pressão econômica provocada pela Covid-19. Neste mesmo texto, o Fla também ressalta a preocupação com a segurança dos funcionários.

 

"Vamos questionar e tentar entender nesta hora mais sombria porque cortar na cadeia salarial mais baixa. Entendemos que agora é preciso preservar os vínculos e cumprir parte de uma missão de responsabilidade social", avalia Butter, que também integra o grupo Flamengo da Gente.  "Quem pode dizer se isto poderia ser evitado ou não é a diretoria e o Conselho Diretor. Eles têm os elementos de decisão para nos dar uma resposta plena".

 

Procurado pela reportagem da Agência Brasil, o Flamengo disse que não vai se manifestar sobre o caso. De acordo com o consultor da Ernest Young, Alexandre Rangel, todas as receitas dos clubes estão travadas e a previsão é que o quadro se agrave.

 

"As autoridades não sabem dizer quando o futebol pode voltar. Há um cenário de indefinição e a tendência é que todos os artifícios legais sejam usados: redução de salários, suspensão de contratos de trabalho e demissões. É inevitável", aponta Rangel, destacando ainda que mesmo com a volta da normalidade, o dinheiro leva, em média, de 90 e 120 dias para entrar no caixa dos clubes. "Isso é só o começo do movimento, desesperadora para a maioria e para alguns ainda controlável".

Últimas notícias
Geral

Câmara aprova programa para setor de eventos com teto de R$ 15 bilhões

O Programa vai valer para setores como hotéis, shows, restaurantes e eventos esportivos. E ficam de fora, por exemplo, pensões, fretamento rodoviário de passageiros e excursões e transporte marítimo de passageiros aquaviários para passeios turísticos. 

Baixar arquivo
Justiça

AGU pede apuração de posts com divulgação de decisões de Moraes

A Advocacia-Geral da União solicitou ao Supremo Tribunal Federal a abertura de investigação sobre a divulgação de decisões judiciais determinadas pelo ministro Alexandre de Moraes para retirar conteúdos considerados ilegais, postados por usuários da rede social X, antigo Twitter.

Baixar arquivo
Geral

Moraes autoriza PF aprofundar investigação sobre vacina de Bolsonaro

A Polícia Federal deverá esclarecer se Bolsonaro apresentou um cartão de vacinação falsificado ao entrar nos Estados Unidos, no final de 2022; e permanecer no país nos primeiros meses de 2023.

Baixar arquivo
Economia

INSS começa a pagar primeira parcela do décimo terceiro

Para quem recebe até um salário mínimo, os depósitos serão feitos até o dia 8 de maio. Já os segurados com renda mensal acima do piso nacional terão os pagamentos creditados a partir de 2 de maio. 

Baixar arquivo
Cultura

História Hoje: sucesso de Ray Charles vira canção oficial da Geórgia

O sucesso “Georgia on My Mind” de Ray Charles se tornou a canção oficial do estado da Geórgia, nos Estados Unidos, em 24 de abril de 1979

Baixar arquivo
Geral

Estudo revela que Bolsa Família reduz pobreza na primeira infância

O levantamento, que teve como base as informações do Cadastro Único, mostra que o Bolsa Família reduziu a pobreza na primeira infância de 81% para 6,7%.

Baixar arquivo