Campeão mundial de paraciclismo, Lauro Chaman mira Tóquio com treinos em Araraquara (SP)

Campeão mundial de paraciclismo

Publicado em 24/06/2020 - 19:50 Por Lincoln Chaves - São Paulo

A pandemia do novo coronavírus (Covid-19) interrompeu treinos e competições pelo mundo. Ficar longe dessa rotina, ainda mais em um ano que seria olímpico, não é fácil para quem vive do esporte. Mas para Lauro Chaman, a saudade de encarar pistas e estradas a bordo de uma bicicleta só não é maior que a das visitas frequentes a dona Elvira, 89 anos, avó do medalhista paralímpico do ciclismo.

 

Enquanto tenta retomar a rotina familiar, Lauro volta gradualmente a treinar em Araraquara, no interior paulista. O atleta, que nasceu com a perna esquerda mais fina que a direita e virada para fora, reiniciou as atividades externas há cerca de duas semanas, após a flexibilização da quarentena na cidade. Ele é acompanhado remotamente pelo técnico Cláudio Diegues - que fica em Santos, no litoral de São Paulo, onde fica a base de sua equipe, a Memorial.

 

Segundo a Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), se não houver alteração no calendário já remodelado devido à pandemia, há duas competições de paraciclismo previstas para o segundo semestre: o Campeonato Nacional de Estrada, em agosto, e o Circuito Pan-americano, em setembro. Já em outubro, será o Brasileiro "convencional", ou seja, para atletas sem deficiência, mas que Lauro também deverá disputar.

 

O paulista vinha de bons resultados antes da paralisação. Em fevereiro, conquistou duas pratas e um bronze no Mundial de Paraciclismo, no Canadá. O foco dele é a Paralimpíada de 2021, em Tóquio (Japão). Há quatro anos, no Rio de Janeiro, Lauro fez história ao ganhar uma prata e um bronze, as primeiras medalhas do ciclismo brasileiro em Jogos, sejam eles Olímpicos ou Paralímpicos. De lá pra cá, foi duas vezes campeão mundial: em 2017, na África do Sul, triunfou na estrada. No ano seguinte, outra vez no Rio, foi ouro na pista.

Últimas notícias
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

OAB alerta para o aumento de violência patrimonial contra idosos

Segundo o Estatuto da Pessoa Idosa, o ato de receber ou desviar bens, dinheiro ou benefícios de pessoas com 60 anos ou mais pode ser punido com multa e pena de reclusão de um a quatro anos. 

Baixar arquivo