O prefeito Marcelo Crivella se reuniu nesta quarta-feira (17) com representantes de clubes de futebol do Rio e da Federação Estadual de Futebol. Em pauta, a polêmica do momento: o retorno dos jogos do Campeonato Carioca já nesta semana.
Flamengo, Vasco e a federação de futebol defendem o retorno imediato; já Fluminense e Botafogo defendem que o retorno só aconteça no mês de julho, quando se espera que a curva de contaminação por Covid-19 no estado já esteja mais achatada. Crivella apresentou sua solução para a polêmica.
O prefeito afirmou a importância de se chegar a uma conciliação quanto ao retorno dos jogos:
Diretor da federação de futebol do Rio, Leonardo Ferraz afirmou que o impasse hoje existente entre os clubes será debatido pelo colegiado da entidade que representa.
Em um primeiro debate realizado entre a tarde de segunda e a madrugada de terça-feira, a federação de futebol havia estipulado que os jogos Botafogo x Cabofriense e Fluminense x Volta Redonda aconteceriam no dia 22. Tanto o Alvinegro quanto o Tricolor, clubes que são contrários ao retorno do futebol neste momento, não concordaram com a data.
Na conversa inicial, Botafogo e Fluminense, que ainda não voltaram a treinar presencialmente, indicaram o tempo de preparação necessário, dentre outros pontos, e prometeram ir à Justiça caso houvesse a manutenção do dia planejado pela federação. As duas diretorias queriam que o Campeonato Carioca só retornasse em julho.
O Fluminense afirmou em nota que enviou representante à reunião com a prefeitura para demonstrar abertura ao diálogo, o que no entanto não significa "anuência com a injustificável decisão da federação de retorno imediato do campeonato em meio a riscos ainda elevados de contaminação de atletas, funcionários e torcedores". A nota afirma que o clube segue aguardando o bom senso da federação na remarcação das datas dos jogos e reafirma que não é hora de voltar aos campos.