A arte Kusiwa, uma técnica de pintura da população indígena Wajãpi, original do Amapá, está agora estampada em um novo selo postal da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. A obra, de autoria da índia Katirina Wajãpi, foi escolhida para integrar o Programa Anual de Selos Comemorativos e Especiais de 2014.
O lançamento aconteceu nesta segunda-feira (3) na sede do Iphan, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, em Brasília. Os selos vão ficar em circulação até o final de 2017 e a tiragem é de 600 mil unidades.
Os padrões da arte Kusiwa estão carregados de significados e simbolismo. As figuras constituem um sistema de comunicação e uma linguagem gráfica que remetem à cosmologia e à visão de mundo dos Wajãpi.
A Arte Kusiwa é considerada Patrimônio Cultural do Brasil desde 2002 e Obra-prima do Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade, pela UNESCO, desde 2003. Os Wajãpi do Amapá constituem um grupo remanescente de um povo que já foi composto por cerca de seis mil pessoas no começo do século 19. A Terra onde vivem os Wajãpi foi demarcada e homologada em 1996 e é uma área preservada onde vivem cerca de mil e cem indígenas, em 48 aldeias.