Canção We Are The World em prol da África completa 30 anos

Publicado em 28/01/2015 - 07:30 Por Apresentação Márcia Dias - Brasília

A música em defesa da vida.  Assim poderia ser entendida a canção WE ARE THE WOLRD, ou “Nós somos o mundo”, em português, que hoje completa trinta anos, e continua como um dos títulos mais vendidos de todos os tempos. Composta por Michael Jackson e Lionel Richie, gravada por quarenta e quatro dos maiores nomes da música norte-americana essa canção fez parte do projeto que arrecadou fundos para o combate à fome e doenças na África.

 

Michael Jackson e Lionel Richie se Inspiraram em um festival organizado pelo músico irlandês Bob Geldof, que reuniu dezenas de astros da música mundial, em 1984, e arrecadou dinheiro para os famintos da Etiópia. Entre os cantores que gravaram a música estão: Tina Turner, Billy Joel, Bob Dylan, Cyndi Lauper, Ray Charles e Stevie Wonder.

 

Em três meses, atingiu o primeiro lugar na parada de sucessos dos Estados Unidos. Só lá, foram vendidas sete milhões de cópias. A maior parte do dinheiro arrecadado na empreitada foi enviada para países da África, especialmente para a Etiópia; onde muita gente morria de fome.

 

Alguns críticos da ação alegam que o dinheiro foi entregue aos governos, muitos dos quais comandados por ditadores, em vez de entregar diretamente a população necessitada e por isso ocorreram desvios.

 

O projeto não ficou só no WE ARE THE WOLRD. Outro evento beneficente, o Hands Across América reuniu cerca de sete milhões de pessoas que de mãos dadas fizeram uma corrente humana durante quinze minutos, num caminho que se espalhava pelos Estados Unidos.

 

Para ingressar na fila, os participantes tinham que pagar dez dólares. O dinheiro arrecadado também foi usado no combate a fome e na construção de moradias na África. As duas iniciativas WE ARE THE WOLRD e HANDS ACROSS AMÉRICA arrecadaram juntas cerca de cem milhões de dólares.

 

História Hoje : Programete sobre fatos históricos relacionados às datas do calendário. É publicado de segunda a sexta-feira.

Últimas notícias
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo