O Forte Duque de Caxias ou Forte do Leme, como também é conhecido, foi tombado definitivamente por decreto da prefeitura do Rio. A relevância histórica, arquitetônica e artística, e também o valor ecológico, ambiental, e turístico foram levados em conta para a preservação.
Situado no alto do Morro do Leme, o Forte é considerado uma das mais antigas fortalezas do Rio de Janeiro, como atesta o historiador Milton Teixeira.
SONORA
O decreto também criou a Área de Entorno de Bem Tombado do Forte Duque de Caxias. A partir de agora, qualquer intervenção física no imóvel ou na Área do entorno deve ser previamente aprovadas pelo Conselho Municipal de Proteção do Patrimônio Cultural do Rio de Janeiro. Estão incluídas no tombamento todas as estruturas, muros, acessos e pátios. Além das fachadas, as lajes de cobertura, e a volumetria dos corpos edificados.
No interior do prédio, ficam preservados as escadas, vãos, pisos, e revestimentos. Além disso, estão incluídos os equipamentos internos, especialmente os de uso militar. O documento também torna protegida a estrada de acesso ao Forte, conhecida como Caminho Ecológico, ou Estrada Duque de Caxias.
O Forte, que fica na Praça Almirante Júlio Noronha, está aberto à visitação de terça a domingo, das 9h30 da manhã às 16h30. Os ingressos custam R$ 4.





