Chorinho é celebrado em festival e ganha espaço fixo no Rio

Publicado em 26/04/2015 - 12:30 Por Dylan Araújo - Brasília

Na semana em que se comemora o Dia Nacional do Choro, o gênero musical carioca ganhou um festival e um espaço permanente cidade em que nasceu. O Instituto Casa do Choro inaugurou sua sede, neste sábado (25), na Rua da Carioca, no Centro do Rio. Há poucos metros dali, mais de 20 grupos de choros foram convidados para o VI Festival Nacional do Choro, realizado entre sábado e domingo, na Praça Tiradentes.


A compositora e cavaquinista, Luciana Rabello, assumiu a presidência da Casa de Choro, mas também tomou lugar no palco entre as atrações do festival. Para Luciana, o maior valor da nova casa e do festival está nos encontros entre os chorões de várias regiões do país.

 

A vice-presidência do Instituto Casa do Choro foi ocupada pelo compositor, arranjador e violonista, Maurício Carrilho, outra atração do festival. Carillho afirmou que inaugurar a casa do chorinho foi o primeiro desafio vencido, o segundo será a manutenção do espaço, que ainda não conta com patrocinadores.

 

O festival de choro convidou ao palco mais de 160 chorões, em cerca de 20 apresentações de artistas como grupo Época de Ouro, Zé da Velha e Silvério Pontes, Yamandu Costa, e Hamilton de Holanda. Esses e outros artistas devem entrar em breve na programação da casa de choro. O imóvel construído por volta de 1902, passou por uma restauração e recebeu oito salas de aula, um estúdio, um centro de pesquisa e um auditório para shows e palestras.

Últimas notícias
Geral

MST faz balanço de ocupações durante Jornada de Lutas

Como parte da Jornada Nacional de Lutas, o MST, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, realizou 24 ocupações em 11 estados brasileiros, nesta segunda-feira, mobilizando mais de 20 mil famílias sem terra.

Baixar arquivo
Economia

Aumenta o número de bares e restaurantes com prejuízos

As dívidas acumuladas fizeram 31% das empresas do Brasil funcionarem no vermelho em fevereiro.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Programa de Reforma Agrária deve incluir 300 mil famílias até 2026

Dez tipos de propriedades serão disponibilizados para os assentamentos, entre elas, imóveis rurais considerados improdutivos, pelo Incra, áreas rurais em posse de bancos e empresas públicas, terras estaduais usadas para abater dívidas com a União e áreas confiscadas por exploração de trabalho semelhante à escravidão.

Baixar arquivo
Economia

Governadores discutem renegociação de dívidas dos estados

Governadores de cinco estados se reuniram nesta segunda-feira (15) com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, para discutir o refinanciamento das dívidas estaduais.

Baixar arquivo
Economia

LDO para 2025 prevê déficit zero e salário mínimo de R$ 1.502

A previsão está na Lei de Diretrizes Orçamentárias que o Ministério do Planejamento e Orçamento entregou ao Congresso Nacional.

Baixar arquivo
Geral

Governo pede que CNJ estabeça critérios para saidinha de presos

O pedido foi encaminhado após a sanção, com vetos, da lei que reformou o instituto da saída temporária de presos em regime semiaberto, assinada na semana passada pelo presidente Lula.

Baixar arquivo