Escritora Conceição Evaristo celebra luta de trabalhadoras domésticas

Publicado em 27/04/2015 - 04:00 Por Apresentação Mara Régia - Brasília

27 de abril, Dia da Trabalhadora Doméstica. Viva Maria hoje saúda uma mulher que aprendeu a tocar literatura de ouvido! Militante dos movimentos de valorização da cultura negra, Conceição foi uma leitora obsessiva de autores brasileiros na juventude e começou a publicar os primeiros contos em 1990, já madura, na série Cadernos Negros, editado pelo grupo Quilombhoje, de São Paulo. Dez anos mais tarde, ela publicou o romance Ponciá Vicêncio, e em seguida saiu Becos da Memória, que manteve vinte anos na gaveta.

 

Em 2007, seu primeiro livro tornou-se leitura obrigatória para o vestibular da Universidade Federal de Minas Gerais, abrindo as portas para um público mais amplo, especialmente jovens. O romance Ponciá Vicêncio já foi traduzido para o inglês e é comercializado nos Estados Unidos. Em março, quando compareceu ao Clube do Livro, em Paris, Conceição foi um dos destaques da delegação brasileira. Habituada com a curiosidade que sua presença nesses ambientes costuma despertar até hoje, ela gosta de lembrar que, “quando mulheres do povo como eu nos dispomos a escrever, estamos rompendo com o lugar que normalmente nos é reservado. A mulher negra pode cantar, pode dançar, pode cozinhar, pode se prostituir, mas escrever não."

 

Vamos conhecer um pouco mais essa mineira de Belo Horizonte, onde nasceu em 1946. Conceição Evaristo passou a infância numa favela, onde dividia o espaço com nove irmãos. Foi  obrigada a trabalhar como empregada doméstica desde os oito anos mas, estimulada pela mãe, nunca deixou de estudar. Conceição terminou o curso normal quando já havia completado 25 anos – mas a partir daí não parou mais.

 

Mudou-se para o Rio de Janeiro, onde ingressou no magistério através de concurso, tornando-se professora da rede pública. Mais tarde, mestre em Literatura Brasileira pela Pontifícia Universidade Católica, e hoje é doutora em Literatura Comparada pela Universidade Federal Fluminense. Conceição Evaristo é uma história de resistência!

 

Viva Maria : Programete que aborda assuntos ligados aos direitos das mulheres e outros aspectos da questão de gênero. É publicado de segunda a sexta-feira.

Últimas notícias
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo