Festival de Parintins completa 50 anos

Publicado em 23/06/2015 - 10:12 Por Graziele Bezerra - Brasília

Há 50 anos a história se repete: Parintins se divide em azul e vermelho na torcida pelos bois bumbás Caprichoso e Garantido.

 

O professor Fernando Silva tem a idade do maior festival folclórico da Amazônia, o Festival de Parintins. Ele conta que na cidade amazonense a devoção por um dos bois passa de geração em geração.

 

Sonora: "Quando as crianças são pequenas eles são induzidos. Veste a camisa, compra a camisa para as crianças. Porque tem famílias tradicionais daquele bumbá. Então, para eles, todo mundo tem que ser desde o pai, o avô já era do boi, então o filho tem que ser, o neto tem que ser. É uma questão de cultura. É raiz."

 

A cultura de torcer por um boi é mais forte no período do festival, que ocorre sempre no último fim de semana de junho. A rivalidade entre as duas torcidas também é intensa. Fernando Silva afirma que quem torce para um lado, nunca fala o nome do outro.

 

Sonora: "Um boi não chama o nome do outro. A gente usa a expressão contrário. Quando o pessoal do Garantido quer se referir ao Caprichoso, chama contrário. Quando o pessoal do Caprichoso quer se referir ao Garantido usa a expressão contrário. Eles nunca falam o nome do outro bumbá. Para ter uma ideia da rivalidade".

 

A festa dos bumbás nasceu de uma lenda em que Pai Francisco, funcionário de uma fazenda, mata o boi mais bonito do local para atender o pedido de sua mulher grávida, que deseja comer língua de boi.

 

O patrão descobre e ordena a captura de Pai Francisco que, aflito, buscava, um pajé para ressuscitar o boi. O pajé ressuscita o animal, o funcionário é perdoado pelo patrão e tudo vira uma festa.

 

O jornalista e comentarista Herman Marinho acredita que, em 50 anos de festival, a representação dessa lenda evoluiu muito.

 

Sonora: "Isso não fica mais tão claro, não é uma coisa tão óbvia. Pode ser até que um dos bois venha resgatar isso, mas não é o que tem acontecido. Hoje a característica do Boi de Parintins é muito mais do boi ligado ao homem da amazônia e aos povos tradicionais, principalmente a indígena."

 

A secretaria de cultura do Amazonas estima a visita de 80 mil turistas nacionais e estrangeiros a Parintins. O estado investiu cerca de R$ 20 milhões na realização do festival.

 

Últimas notícias
Justiça

Justiça condena empresa eólica a pagar indenização para morador no RN

O morador alega "barulho constante" provocado pela rotação do aerogerador e dano estrutural no imóvel residencial.

Baixar arquivo
Saúde

Mudanças climáticas agravam riscos de trabalhadores, diz OIT

Para a Organização Internacional do Trabalho, inúmeras condições de saúde dos trabalhadores estão associadas às mudanças climáticas, incluindo câncer, doenças vasculares, respiratórias, renais e de saúde mental.

Baixar arquivo
Economia

Governo lança programa de crédito e renegociação de dívidas

Uma das ações permite que microempreendedores individuais e pequenos e médios empresários negociem as dívidas e consigam crédito para melhorar os negócios.

Baixar arquivo
Justiça

STF dá 5 dias para X se manifestar sobre descumprir ordens judiciais

O Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes deu um prazo de cinco dias para que os representantes da rede social X, antigo Twitter, se manifestem sobre descumprimentos de ordem judicial nos perfis de contas bloqueadas na plataforma.

Baixar arquivo
Saúde

Saúde óssea depende de exercícios regulares, defende médico do INTO

Além de provocar sensação de bem-estar, elevar a autoestima e trazer melhorias para as relações sociais, a prática regular de atividade física tem um papel fundamental para a saúde óssea e muscular.

Baixar arquivo
Saúde

Pesquisadores desenvolvem fármacos para tratamento de doenças crônicas

Pesquisadores brasileiros investem em pesquisa e na produção de novos fármacos, que podem ajudar no tratamento de pacientes que lutam contra doenças crônicas.

Baixar arquivo