Maranhão celebra o Dia Nacional do Tambor de Crioula

Publicado em 18/06/2015 - 10:31 Por Michelle Moreira - Brasília

Para comemorar o Dia Nacional do Tambor de Crioula, a capital do Maranhão, São Luís, preparou uma programação especial.

 

Durante o São João de Todos, na Praça Maria Aragão, estão previstas apresentações de grupos às 18h e às 20h. Onze conjuntos vão animar a festa ao som dos tambores.

 

Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro desde 2007, o Tambor de Crioula é uma forma de expressão de matriz afro-brasileira que envolve dança circular, canto e percussão de tambores.

 

A manifestação foi trazida para o Brasil entre os séculos XVIII e XIX por escravos africanos. É uma forma de diversão ou pagamento de promessa especialmente para São Benedito, o santo negro.

 

Os grupos de Tambor de Crioula são formados pelas coreiras, nome dado às dançarinas, pelos tocadores e pelos cantadores, conduzidos pelo ritmo dos tambores e pela influência do canto. O ponto alto é a punga ou umbigada.

 

Sérgio Luís Costa é presidente da Associação Folclórica e Cultural Tambor de Crioula União de São Benedito, mais conhecida como Tambor de Mestre Felipe. Ele explica a manifestação.

 

Sonora: "As coreiras ficam em roda. Elas vão entrando de uma a uma. Aí faz a evolução junto do tambor grande que tem um momento da dança chamado punga, que é quando o tambor grande faz uma marcação específica. Aí ele marca direitinho com a tambozeira. Aí entra outra tambozeira. Ficam duas. Uma tira a outra com a umbigada, que a gente chama de punga de mulher. Aí esta vai dançar e a dança vai transcorrendo, uma tambozeira tirando a outra. "

 

O grupo Mestre Felipe foi criado em 1973, tem cerca de 60 participantes entre mulheres e homens e é tradicional no estado. Crianças também participam.

 

Não existe uma época fixa para as apresentações do Tambor de Crioula, mas acontecem com maior frequência no período do carnaval, nos festejos juninos, durante as manifestações de bumba-boi, no final do mês de agosto e em outubro, em comemoração a São Benedito.

Últimas notícias
Saúde

Prefeitura do Rio suspende vacinação contra a gripe por falta de doses

A secretaria municipal de Saúde informou, no entanto, que novas doses devem chegar ainda hoje, e com isso, a expectativa é retomar a aplicação da vacina contra a influenza amanhã à tarde.

Baixar arquivo
Saúde

Campanha chama a atenção para o combate ao mosquito Aedes aegypti

Doze estados brasileiros apresentaram aumento de casos de dengue e zika vírus este ano em relação ao ano passado, e os casos de chikungunya cresceram em 17 estados.

Baixar arquivo
Economia

Indicador que mede incerteza da economia apresenta queda em novembro

O resultado do indicador em novembro é reflexo da continuidade da melhora dos indicadores da Covid-19 no Brasil, associada a fatores negativos no campo econômico, como a inflação e juros elevados e a desaceleração do crescimento doméstico e internacional.

Baixar arquivo
Geral

No Rio, Polícia Federal desarticula emissoras de rádio clandestinas

A operação aconteceu em bairros e comunidades da zona oeste carioca, após denúncia de que as rádios estavam colocando em risco as operações nos aeroportos Santos Dumont e o Internacional Tom Jobim.

Baixar arquivo
Cultura

Em 30 de novembro de 1982, Michael Jackson lançava o álbum Thriller

Disco é citado até hoje como um dos melhores de todos os tempos e foi o álbum mais vendido no mundo, com cerca de 65 de milhões de cópias. Sucesso de público e de mídia, o trabalho rendeu oito Grammys. 

Baixar arquivo
Cultura

Professor da USP traduz cartas de indígenas no Brasil do século XVII

Cartas trocadas entre indígenas do Brasil em tupi antigo, em 1645, foram traduzidas pelo pesquisador e professor da USP, Eduardo Navarro. O contexto era o da disputa entre Portugal e Holanda por terras brasileiras, hoje, o estado de Pernambuco.

Baixar arquivo