Festival debate protagonismo da mulher negra no cinema

Publicado em 20/07/2015 - 12:39 Por Ana Lúcia Caldas - Brasília

O Festival Latinidades, acontece em Brasília para comemorar o Dia da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha, que é celebrado em 25 de julho.


Neste ano, o festival começa na quarta-feira, dia 22, e vai até domingo, dia 26, no Cine Brasília com o tema o Cinema Negro. A ideia é debater o protagonismo e a representação das mulheres negras em filmes.

 

Para divulgar evento foi feito um anúncio oferecia uma vaga para uma atriz negra para o papel de empregada. Quando a interessada ligava ouvia a seguinte gravação.

 

Sonora ligar : ”Alô, o anúncio que você ouviu é fictício e faz parte da campanha do Festival Latinidades. Se você teve interesse pelo papel, gostaríamos de te convidar para o festival, um evento que vai discutir o papel da mulher negra no cinema e na sociedade. Se você achou isso um absurdo, junte-se a nós. “

 

A coordenadora de atividades formativas, Bruna Pereira, explica o objetivo da ação:

 

Sonora: “A gente fez uma campanha para justamente trabalhar a representação social das mulheres negras e da forma como somos hegemonicamente no cinema, que é como empregadas ou escravas. A idéia foi trabalhar a partir desta imagem para questioná-la.”

 

Segundo Bruna, o Latinidades quer debater também o papel da mulher negra em outras funçõe no cinema, como diretora e roteirista , por exemplo. A extensa programação conta com convidadas de outros países.

 

Sonora: “Nós temos gente da França, da Colômbia, dos Estados Unidos e de Cuba. Um dos destaques do festival que diferencia de outros eventos é a existência de mesas de debate. Também teremos sessões de filmes, uma conferência, shows e muitas atividades artísticas. “

 

Toda a programação do festival está disponível no site www.afrolatinas.com.br.

Últimas notícias
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo
Esportes

Libertadores: Flamengo e Palmeiras terão duelo contra altitude

Nesta quarta-feira (24), Flamengo vai a La Paz, na Bolívia, para enfrentar o Bolívar. E Palmeiras vai a Quito, no Equador, para encarar Independiente del Valle. 

Baixar arquivo
Cultura

Carnaval: maior festa popular agora é manifestação cultural nacional

“É colocar o carnaval do lugar de direito dele”, afirma Rita Fernandes, presidente da Sebastiana, associação de blocos de rua do Rio de Janeiro. Para ela, a lei significa mais incentivos e mais investimentos em torno da folia que leva milhões às ruas brasileiras.   

Baixar arquivo
Saúde

Brasil registra mais de 3 mil mortes por covid-19 em 2024

Infectologista fala da necessidade de se manter o reforço da vacinação em dia para evitar que as pessoas se tornem agentes de contaminação para pessoas do grupo de risco. 

Baixar arquivo
Geral

Portos e Aeroportos e Anac irão investigar morte de cão Joca em avião

O cão Joca morreu aos cuidados da Gol. Ele foi embarcado para o destino errado e ficou oito horas dentro do canil, a uma temperatura de 36°. Presidente Lula prestou homenagem ao golden retriever, usando uma gravata com cachorros.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Caso Bruno e Dom: Justiça adia julgamento sobre júri popular

O desembargador federal retirou o julgamento da pauta para avaliar o pedido dos advogados de defesa. Ele também não divulgou nova data para retornar a apreciação. 

Baixar arquivo