História Hoje: Há 20 anos o cenário artístico brasileiro perdia Paulo Gracindo

Publicado em 04/09/2015 - 07:30 Por Apresentação Carmen Lúcia - Brasília (DF)

No dia 4 de setembro de 1995, morria no Rio de Janeiro, Pelópidas Guimarães Brandão Gracindo, mais conhecido como Paulo Gracindo, considerado um dos maiores atores brasileiros.

 

Desde menino, Paulo Gracindo sonhava em ser ator. Entretanto, o paí não concordava com a ideia e sempre ameaçava retirar o filho do palco pela gola da camisa.

 

Paulo Gracindo respeitou a proibição até a morte do pai. Mas, aos 20 anos, deixou Maceió, em Alagoas, e foi para o Rio de Janeiro.

 

Sempre bem-humorado, contava em detalhes o início da carreira e fazia piadas com o próprio nome. Passou fome e namorou a filha de um português só para participar do Teatro Ginástico Português, que tinha grande prestígio na época.

 

Para subir ao palco foi preciso adotar um nome artístico: Paulo Gracindo. Ele dizia que Pelópidas não dava certo. Ora o chamavam de Petrópolis, Pelópes e até envelopes.

 

Mas Paulo Gracindo estava fadado ao sucesso. Num dos seus primeiros trabalhos, o ator ficava apenas dois minutos no palco, entretanto um crítico fez o seguinte comentário: de onde veio esse rapaz que não faz nada e aparece tanto?

 

Paulo Gracindo participou das maiores companhias teatrais dos anos 30 e 40, mas a fama veio ao entrar para a Rádio Nacional do Rio de Janeiro, onde apresentava um programa que tinha o seu nome.

 

Fez enorme sucesso ao participar de novelas da emissora, como O Direito de Nascer, na qual encantou o público no papel de Alberto Limonta.

 

Outro grande momento na Rádio Nacional foi o Programa Balança Mas não Cai, onde interpretou, com Brandão Filho, o quadro Primo Pobre e Primo Rico.

 

Na televisão, fez personagens inesquecíveis, como o Tucão da novela Bandeira Dois, o Coronel Ramiro Bastos, em Gabriela, o João Maciel, de O Casarão, o padre Hipólito, de Roque Santeiro, e o mais marcante de todos, o prefeito Odorico Paraguaçu, de O Bem Amado.

 

No cinema, participou de Terra em Transe, de Glauber Rocha. Ele achava a arte de filmar muito complicada. Tinha que ter muita paciência. Afirmava que era coisa de chinês. Paulo Gracindo morreu aos 84 anos e foi sepultado no Cemitério de São João Batista, no Rio de Janeiro.

 

História Hoje: Programete sobre fatos históricos relacionados às datas do calendário. É publicado desegunda a sexta-feira.

Últimas notícias
Política

PEC dos Precatórios é promulgada pelo Congresso Nacional

A proposta aprovada possibilita a mudança no cálculo do teto de gastos e abre um espaço de R$ 106 bilhões no Orçamento da União. Parte dos recursos deverá custear o Auxílio Brasil. 

Baixar arquivo
Saúde

Butantan vai doar 400 mil vacinas de gripe para o Rio de Janeiro

A cidade está com imunização parada há seis dias, por falta de vacinas, e teve 21 mil casos da doença diagnosticados nas últimas três semanas.

Baixar arquivo
Saúde

Pfizer diz que três doses de vacina podem neutralizar variante Ômicron

Estudo preliminar mostrou que duas doses podem não ser suficientes para proteger as pessoas contra a infecção pela nova variante. Ainda assim, as empresas afirmam que duas aplicação são capazes de proteger contra casos graves da doença.

Baixar arquivo
Economia

CNA projeta crescimento de 2,4% no PIB da agropecuária em 2022

A safra 2021/2022 deve chegar a 289 milhões de toneladas, volume 14% maior que a anterior; foram produzidas na safra 2020/2021 252 toneladas de grãos. 

Baixar arquivo
Saúde

Consórcio Nordeste pede cancelamento de festas de Ano Novo e carnaval

O Comitê Científico do Consórcio Nordeste emitiu uma recomendação para que os estados não realizem as festas de Réveillon e o carnaval, uma vez que colocar milhões de pessoas nas ruas, em aglomerações, é assumir um risco.

Baixar arquivo
Internacional

Olaf Scholz é eleito novo chanceler da Alemanha

Aos 63 anos, o ex-ministro das Finanças de Angela Merkel se torna o nono chanceler da Alemanha no pós-guerra. Ele venceu a votação secreta por 395 votos do 736 deputados do plenário.

Baixar arquivo