Diretora Anna Muylaert comenta filme Que Horas Ela Volta?

Publicado em 02/10/2015 - 09:45 Por Ana Lúcia Caldas - Brasília

O filme Que Horas Ela Volta?, de Anna Muylaerte, conta a história de Val, que se torna babá de Fabinho, em São Paulo, depois de sair de Pernambuco, onde deixa a filha pequena, Jéssica.

 

Quando a menina cresce, vai para a capital paulista prestar vestibular e começa a questionar a forma com sua mãe é tratada pelos patrões Bárbara e Carlos.

 

Que Horas Ela Volta? recebeu prêmios no Festival de Berlim, na Alemanha, e de Sundance, nos Estados Unidos, com destaque para as atuações de Regina Casé e Camila Márdila. O filme é o representante do Brasil para disputar uma vaga no Oscar 2016.

 

A diretora Anna Muylaert conta que se inspirou na maternidade. Para ela, não se pode terceirizar o papel de mãe.


Sonora: “Como eu tive filho, o meu chamado à maternidade foi muito grande. Eu sentia que aquele trabalho era muito importante e, ao mesmo tempo, em volta de mim, as pessoas estavam dando os filhos para suas babás. Eu comecei a questionar essa ideia do afeto por aluguel. A figura da babá traz toda a questão de segregacionismo social, de abismo social. Foi um monte de assunto que entrou.“


Não é à toa que em diversos países o filme tem o título de "segunda mãe".

 

De acordo com a cineasta, ele provoca reflexão e debate:

 

Sonora: "O filme foi lançado em dez países, ele faz muito sucesso, as pessoas debatem e gostam.  Agora no Brasil é diferente, porque, além de ser um filme, ele é um espelho, então realmente ele causa comoção, debate, causa autoreflexão, autocritica."
 

Anna Muylaert é destaque em um meio onde os homens são a maioria. E ela acredita que conseguir uma vaga na premiação norte-americana vai representar muito para o cinema nacional e para as mulheres.


Sonora: “A gente vai partir para o trabalho para tentar conseguir uma das cinco vagas finalista e será um passo grande para o cinema brasileiro e para diretoras mulheres também.”

 

A relação final dos indicados ao Oscar só vai ser conhecida em janeiro de 2016 . Até lá, é cruzar os dedos e torcer por Que Horas Ela Volta?

Últimas notícias
Internacional

Mesmo com asilo, oposição da Venezuela diz que assume poder em janeiro

O ex-candidato à presidência da Venezuela, o opositor Edmundo González Urrutia, deixou o país sul-americano e pousou na Espanha nesse domingo na condição de asilado político.

Baixar arquivo
Política

Núcleo de apoio que garante a tranquilidade das eleições ganha reforço

A menos de um mês para as eleições, a Aneel, Agência Nacional de Energia Elétrica integra o Núcleo Institucional de Apoio Eleitoral para o pleito de 2024. A Portaria foi assinada pela Ministra Cármen Lúcia, Presidente do Tribunal Superior Eleitoral.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Fim de semana teve mais de 8 mil focos de incêndio no país

Brasil registra mais de 8 mil focos de incêndio em 48 horas e a situação entre Mato Grosso e Tocantins é a mais grave.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Incêndios queimaram mais de 10 mil hectares de florestas em Goiás

Os Bombeiros em Goiás tentam combater as chamas que atingem parte da Chapada dos Veadeiros e a Área de Proteção Ambiental Pouso Alto, desde a última quinta-feira. As equipes têm enfrentado o desafio de combate ao chamado "fogo subterrâneo".

Baixar arquivo
Esportes

Brasil fecha Paralimpíada em quinto lugar no quadro de medalhas

O Brasil havia atingiu seu recorde de medalhas na história de uma edição de Jogos Paralímpicos: 89 pódios em Paris 2024, superando os 72 conquistados nos jogos Rio 2016 e em Tóquio 2020. São 25 de ouro, 26 de prata e 38 de bronze.

Baixar arquivo
Internacional

Opositor venezuelano Edmundo González chega para asilo na Espanha

O ex-candidato da oposição, Edmundo González, decolou de Caracas, deixando a Venezuela, com destino à Espanha nesse sábado (8), segundo comunicado oficial do próprio governo espanhol. González foi em um avião da Força Aérea Espanhola.

Baixar arquivo