Atriz Marília Pêra morre aos 72 anos no Rio de Janeiro

Publicado em 05/12/2015 - 15:25 Por Paulo Virgílio - Rio de Janeiro

A atriz Marília Pêra, de 72 anos, morreu às 6h da manhã deste sábado, em sua residência, no Rio de Janeiro. A causa da morte não foi divulgada, mas há cerca de um ano ela estava afastada do trabalho por problemas de saúde.

 

Uma das mais completas atrizes do Brasil, Marília Pêra teve intensa atuação no teatro, televisão e cinema e também era cantora, bailarina, coreógrafa, produtora e diretora de espetáculos teatrais e musicais. A atriz nasceu no Rio em 22 de janeiro de 1943 e era filha de um casal de atores, Manuel Pêra e Dinorah Marzullo.

 

Aos quatro anos de idade, ela já pisava no palco, levada pelos pais, que faziam parte do elenco da companhia de Henriette Morineau. Na adolescência, passou a atuar como bailarina e intérprete em musicais como Minha Querida Lady, estrelado por Bibi Ferreira.

 

Nas primeiras décadas da carreira, entre seus inúmeros sucessos teatrais, destacam-se a peça Fala baixo senão eu grito (1969), de Leilah Assumpção, pela qual Marilia recebeu os prêmios Moliére e da Associação Paulista de Críticos de Arte, e os musicais O teu cabelo não nega (1963) e A pequena notável (1966), nos quais interpretou Carmen Miranda.

 

Ainda nos anos 60, chegou a ser presa durante uma apresentação do musical Roda Viva (1968), de Chico Buarque, considerado de contestação à ditadura militar.

 

Na televisão, atuou em novelas desde os tempos da extinta TV Tupi (Beto Rockfeller) e depois na TV Globo, em sucessos como Uma Rosa com Amor, Malu Mulher, Brega & Chique, Primo Basílio, Rainha da Sucata, Meu Bem Querer e a série Os Maias. Sa última aparição foi no seriado Pé na Cova, lançado em 2013.

 

No cinema, foi brilhante sua atuação no papel de uma prostituta no filme Pixote, a lei do mais fraco, de Hector Babenco (1980). Também foram marcantes em sua carreira os filmes Tieta do Agreste, de Cacá Diegues; Central do Brasil, de Walter Salles, e Bar Esperança, de Hugo Carvana.

 

A carreira de Marília Pêra soma números impressionantes. No teatro, como atriz e diretora, ela atuou em 55 peças. No cinema, foram 27 filmes e na televisão 26 participações em novelas e seriados. Marília coleciona um total de 37 prêmios de melhor atriz, entre 1969 e 2009.

 

Com informações da Agência Brasil

Últimas notícias
Saúde

Decisão sobre uso da Coronavac em crianças sairá em breve, diz Anvisa

A Anvisa fez, nesta segunda-feira (17), uma nova reunião on-line sobre o uso pediátrico da vacina CoronaVac. Dessa vez, também participaram os pesquisadores do Instituto Butantan, que representa a vacina no Brasil. 

Baixar arquivo
Política

Tesouro Nacional rejeita plano de recuperação fiscal do RJ

A Secretaria do Tesouro entendeu que a proposta encaminhada pelo Estado não garante o equilíbrio das suas finanças. O executivo fluminense tem prazo de cinco dias para se manifestar sobre a decisão.

Baixar arquivo
Saúde

8% de contaminados por covid ficam com o vírus no corpo por 30 dias

Com a probabilidade de que 8 em cada 100 pessoas com Covid-19 permaneçam com o vírus ativo no corpo por tanto tempo após o fim dos sintomas, podendo chegar a mais de 200 dias em casos extremos, os pesquisadores da USP afirmam que todos os pacientes deveriam ser testados antes de serem liberados ao trabalho e ao convívio social.

Baixar arquivo
Economia

Principais reservatórios do país têm melhora no cenário hídrico

Com o aumento do volume de chuvas nas últimas semanas, a previsão para as afluências, ou seja, a quantidade de chuvas que chegam aos reservatórios, permanecerá acima da média história nas regiões Norte, Nordeste e Sudeste/Centro-Oeste nesta semana, segundo o ONS, Operador Nacional do Sistema Elétrico.

Baixar arquivo
Segurança

Números caem, mas índice de crimes violentos permanece alto no Brasil

Diversos estados brasileiros registram queda no número de crimes violentos em 2021, na comparação com 2020. Mas Fórum Nacional de Segurança considera os índices ainda muito altos, se comparados com o de outros países.

Baixar arquivo
Geral

Falésias de Morro de São Paulo (BA) correm risco de desabamento

O alerta da prefeitura de Cairu, na Bahia, foi reforçado após o período de fortes chuvas no estado. Há trechos de Morro de São Paulo onde há, inclusive, condomínios residenciais que ficam perto das falésias. Quem mora, ou trabalha nessas áreas, já foi informado sobre os riscos.

Baixar arquivo