Exposição sobre Frida Kahlo fica em cartaz no Rio até 27 de março

Publicado em 30/01/2016 - 16:25 Por Carol Barreto - Rio de Janeiro

Quinze mulheres artistas vivendo no México entre os anos 40 e 50. Todas elas influenciadas pelo surrealismo e pelo expoente maior da arte daquele país, a pintora Frida Kahlo. É isto o que aguarda o visitante da exposição “Frida Kahlo: conexões entre mulheres surrealistas no México”.

 

Logo na entrada, se tem contato com o primeiro – de vários – autorretratos existentes na exposição: trata-se da obra “autorretrato com macacos”, de Frida Kahlo. Outros temas recorrentes nas pinturas são o corpo feminino, naturezas mortas e imagens do inconsciente.

 

Curadora da exposição, a mexicana Teresa Arcq explica o que há de comum entre as artistas participantes e sublinha a importância do papel de Frida no período. A psicóloga Solange Versiani afirma que a exposição vale à pena. A embaixatriz Laís Gouthier também gostou muito do que viu.

 

Além das pinturas, há colagens, fotos, desenhos, documentos e litografias de artistas como María Izquierdo, Remedios Varo, Leonora Carrington, Rosa Rolanda, Lola Álvarez Bravo, Lucienne Bloch, Alice Rahon, Kati Horna, Bridget Tichenor, Jacqueline Lamba, Bona de Mandiarques, Cordélia Urueta, Olga Costa e Sylvia Fein – além da própria Frida Kahlo. 

 

A exposição ficará em cartaz até o dia 27 de março na Caixa Cultural do Rio de Janeiro, que fica na Avenida Almirante Barroso, número 25, no centro da cidade. O local fica aberto de terça a domingo, das 10h às 21h. A entrada é franca mediante agendamento, que pode ser feito pelo site frida.ingresse.com

Últimas notícias
Esportes

Rádio Nacional transmite Brasil e Paraguai pelas eliminatórias da Copa

A partida é válida pela sétima rodada e vale muito para as duas seleções que não vão bem nas eliminatórias sul-americanas para Copa do Mundo.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Brasil tem períodos de seca mais prolongados, diz Inpe

Pesquisa mostra que entre 1961 a 1990, o número de dias consecutivos secos era de 80 a 85 dias. Na década mais recente, o número subiu para cerca de 100 dias. 

Baixar arquivo
Geral

Casal é preso por dopar macacos no Jardim Botânico do Rio

O casal foi abordado e detido pelos agentes dentro do parque e conduzido à delegacia. Os dois vão responder por crimes contra o meio ambiente.

Baixar arquivo
Esportes

Alison dos Santos chega em 3º nos 400m com barreiras, na Suíça

Alison dos Santos supera lesão e fica em 3º lugar na prova dos 400 metros com barreiras em Bellizona, na Suíça. Já os tenistas Thiago Monteiro, Filipe Meligeni, Rafael Matos e Marcelo Melo participam da Copa Davis, em Bolonha, na Itália. 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

São Paulo teve o ar mais poluído do mundo nessa segunda-feira (9)

Os dados são do site suíço IQAir, especializado em tecnologia da qualidade do ar, e que organiza um ranking com as principais cidades do mundo. De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências, a névoa seca que cobre a cidade é composta principalmente por fuligem, resultante das queimadas, poeira e poluição. 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Estudo: árvores morrem em até 10 anos após queimadas

O experimento revela os efeitos de longo prazo das queimadas, que em 2024 já atingiram o maior número dos últimos 14 anos no Brasil.

Baixar arquivo