História Hoje: Palhaço Torresmo trocou o picadeiro pela TV em 1950

Publicado em 04/04/2016 - 09:02 Por Apresentação Gláucia Gomes - Brasília (DF)

Hoje tem marmelada!!!! Tem, sim sinhô!!!!


No dia 4 de abril de 1918, nascia em Espírito Santo do Pinhal, no estado do Paraná, José Carlos Queirolo, que ficou conhecido como Torresmo.


Um dos palhaços mais populares do Brasil, Torresmo contribuiu para a história do circo, da televisão e do humor no país. Ele nasceu e cresceu no Circo Irmãos Queirolo, que pertencia à família.

 

O pai, o uruguaio José Carlos Queirolo, ou palhaço Chicharrão, em 1923  ganhou o título de “Principe dos Palhaços”. A mãe argentina, Graciana Cassano Queirolo, era atriz.


Na infância, Torresmo era chamado de "Chicharrãozinho". Viajou com o circo por todo o Brasil e no exterior.


Foi também cantor de tangos... Tocava saxofone e violino. Em 1943 a família mudou-se para o Rio de Janeiro e Torresmo foi trabalhar no Teatro Recreio.


No ano seguinte voltou a São Paulo e, em Ibirarema,  casou com Otília Piedade, com quem viveria por toda a vida. Do casamento vieram os filhos Gladismary e Brasil José Carlos, o futuro palhaço Pururuca.


Até 1949, trabalhou em rádios. Depois, foi trabalhar no Circo Alcebíades, do pai do amigo Fuzarca.


Em 1950, Torresmo foi morar na cidade de São Paulo. Era o início da televisão no Brasil, e Torresmo acreditou no sucesso. Participou do programa de Luiz Gonzaga, no Cine-Teatro Odeon, dando início a uma nova carreira, com a troca do picadeiro pela telinha.


A estreia na televisão foi no Dia das Crianças, em 1950. Desde então, não saiu mais. Trabalhou em programas infantis de todas as emissoras da época, como a TV Paulista, Cultura, Excelsior, Bandeirantes e Record . Na Tupi, ele e o companheiro Fuzarca se tornaram famosos e atuaram  juntos durante 14 anos.


Em 1964, morre o parceiro, Fuzarca, e ele passa a se apresentar com o filho Pururuca, de apenas 15 anos.


Torresmo trabalhou na televisão durante 30 anos, período em que gravou 80 discos infantis e participou de cinco filmes.


Faleceu aos 78 anos, em 19 de agosto de 1996.


Pesquisa e redação: Beatriz Arcoverde
Apresentação: Glaucia Gomes
Sonoplastia: Messias Melo

Últimas notícias
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo