Abayomis: Amuleto que diminuia a dor de crianças nos navios negreiros

Publicado em 14/09/2016 - 11:27 Por Renata Martins - Brasília

Por séculos, milhares de africanos foram trazidos ao Brasil para serem escravizados. Dentro do navio negreiro e em meio a condições terríveis, mães se esforçavam para amenizar a dor e o medo dos filhos.


Durante a travessia, as mulheres rasgavam pedaços do tecido das suas saias. Para acalantar as crianças, o pano se transformava em matéria-prima para a confecção de pequenas bonecas, as Abayomis.


Feitas sem costura, apenas com tranças e nós, as africanas acreditavam que a peça de tecido preto e vestes coloridas também servia como amuleto de proteção para seus filhos.


De origem iorubá, “abay” significa encontro e “omi”, precioso. Para as mães, as bonecas Abayomis trazem uma mensagem: “Ofereço a você o melhor que tenho em mim”.


Em terra e séculos depois, a boneca de pano que acalentou tantas crianças negras virou símbolo da sabedoria e da resistência dos povos africanos.


No Acre, o feitio e a brincadeira com as Abayomis ajudam a contar um pouco da história e da cultura afro-brasileira. A temática é obrigatória no currículo escolar desde 2003.


A exposição itinerante “Abayomi: Muito Mais que um Brinquedo”, vai percorrer escolas públicas acreanas. Alunos e professores também vão aprender a confeccionar a boneca. A iniciativa é do Sesc em parceria com Secretaria de Educação do Estado.


As peças da exposição foram produzidas pelo professor de artes Alex Oliveira. Ele conta como foi conhecer a história e a técnica para fazer as bonecas.


O professor destaca que as abayomis não costuma ser comercializado. Segundo a tradição, as bonecas são oferecidas por quem faz para outras pessoas, como fosse um presente.


A exposição faz sua primeira parada nesta quarta (14) e quinta-feira (15), na Mostra Viver Ciência 2016, na Universidade Federal do Acre.

Últimas notícias
Política

Especialistas alertam para riscos da PEC que criminaliza drogas

A PEC aprovada no Senado ainda precisa ser analisada pela Câmara dos Deputados. Por enquanto, não há previsão para votação.

Baixar arquivo
Política

Senado aprova ampliação da faixa de isenção do imposto de renda

A proposta revisa para R$ 2.824,00 o limite de renda mensal que não precisa pagar Imposto de Renda. Esse valor também corrige as demais faixas, já que existe uma progressividade da tabela.

Baixar arquivo
Justiça

Traje religioso em documentos oficiais é constitucional, diz STF

Os ministros  do STF julgaram um recurso da União contra a decisão da Justiça Federal que autorizou o uso de traje religioso na foto para a Carteira Nacional de Habilitação.

Baixar arquivo
Geral

Comissão de juristas entrega proposta de novo Código Civil a Pacheco

O projeto propõe a alteração de mais de mil artigos do atual código e contempla temas atuais, como o direito digital. Proposta passará por ampla discussão entre os senadores para, só então, ser colocada em votação.

Baixar arquivo
Internacional

Internacional: pelo menos 50 mil soldados russos morreram na Ucrânia

A contagem foi feita pela BBC, em parceria com um grupo de mídia independente e voluntários. Do lado ucraniano, estima-se que são 31 mil mortos.
E mais: a exatos 100 dias da Olimpíada de Paris, entidades denunciam a expulsão de imigrantes da capital francesa.

Baixar arquivo
Esportes

Futebol: CBF sorteia duelos da 3ª fase da Copa do Brasil

Confira também os jogos da 2ª rodada do Brasileirão. Rádio Nacional transmite Flamengo x São Paulo, às 21h30, nesta quarta-feira (17). 

Baixar arquivo