Exposição no Rio leva visitantes a uma viagem sensorial

Publicado em 05/10/2016 - 20:08 Por Tatiana Alves - Rio de Janeiro

Um convite para ver o mundo sem usar os olhos. Essa é a proposta da  exposição "Diálogos no Escuro", que reproduz locais do Rio de forma sensorial.

 

Logo na entrada, os visitantes recebem uma bengala para percorrer ambientes totalmente escuros. Durante 45 minutos eles são orientados por um guia deficiente visual que ajuda os visitantes a explorar o espaço.

 

Glauco Cerejeiro ficou cego devido a uma retinose pigmentar. É ele quem vai orientar a visita onde os cheiros, sons e texturas ficam mais intensos.

 

Caminhar no local é como um jogo de adivinhação: o guia pergunta que objeto as pessoas estão tocando e em qual ponto da cidade imaginamos estar.

 

É possível sentir a brisa do mar, pisar na areia da praia de Copacabana, ouvir pássaros, pegar água na Floresta da Tijuca, ver estátuas com as mãos e sentar em um banco no Jardim Botânico.

 

O passeio termina com uma conversa onde o guia responde a perguntas dos visitantes. Para a bombeira Vanessa Couto a experiência foi uma lição de vida:

 

A exposição "Diálogos no Escuro" surgiu na Alemanha e completou 25 anos de existência e já percorreu 140 cidades em 40 países.

 

A mostra fica no Rio até 30 de outubro e pode ser vista de terça a domingo das 10 horas até as 17 horas com chegada até uma hora antes. A entrada custa R$ 12. Para mais informações sobre compra de ingressos, consulte o site : www.dialogorio.com.br

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

Governo retoma obras da BR-319, que liga Manaus a Porto Velho

Obras recomeçam com pavimentação e recuperação do Km 198 ao Km 250. Segundo o ministro Tarcísio Freitas, a intenção é que, em 2022, toda a extensão da rodovia tenha contratos para a entrega da rodovia toda pavimentada até o fim do ano

 

Baixar arquivo
Justiça

Justiça garante direito de continuar aulas remotas a professores civis

Medida atinge Colégio Militar do RJ e de Minas Gerais. No despacho, o juiz considerou precipitada a decisão de voltar às aulas presenciais enquanto perdurar o estado de emergência de saúde e de calamidade pública em decorrência da pandemia de Covid-19

Baixar arquivo
Geral

Moradores de 4 estados receberam sementes misteriosas pelos Correios

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento confirma, até o momento, que há registros de casos no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Goiás e Mato Grosso do Sul. Os pacotes são de origem chinesa.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Dia da Árvore lembra papel de reguladora das chuvas e do clima

Data foi instituída há 55 anos para conscientizar sobre preservação. Além de dar beleza às cidades, a árvore tem a função de fornecer alimento, servir de abrigo para animais silvestres, filtrar o ar que respiramos, além de formar as chuvas, proporcionando a regulação do clima
 

Baixar arquivo
Geral

Devido à pandemia, medidas para internos podem ser flexibilizadas

No geral, há recomendação de dar liberdade para adolescentes que já cumpriram integralmente as medidas de seu plano. E para aqueles ainda em acompanhamento em liberdade assistida ou que precisam cumprir serviços comunitários há recomendação do uso do monitoramento remoto através de videochamadas com os adolescentes e seus familiares.

Baixar arquivo
Esportes

Presidente da Fifa não vê condição para Mundial de Clubes em 2020

Gianni Infantino diz que a ideia é realizar torneio no início de 2021. Isso porque há competições em curso nos continentes que não terminarão antes de dezembro. Ele destacou que a nova data do Mundial de Clubes será definida com a confederações e os times classificados

 

Baixar arquivo