História Hoje: Saiba mais sobre a história e a obra de Adoniran Barbosa

História Hoje

Publicado em 23/11/2017 - 06:00 Por Apresentação Gláucia Gomes - Brasília

No dia 23 de novembro de 1982, morria em São Paulo João Rubinato, mais conhecido como Adoniran Barbosa, compositor de Saudosa Maloca e Trem das onze, entre outros grandes sucessos. Considerado o pai do samba paulista, o artista retratou em suas músicas o cotidiano das camadas mais pobres da população urbana brasileira.

 

João Rubinato nasceu em 1910 na cidade de Valinhos, interior do estado de São Paulo. Filho de imigrantes italianos, aos vinte e dois anos de idade mudou-se para a cidade de São Paulo, onde começa a trabalhar como vendedor de tecidos.

 

Na capital paulista, começa a participar de programas de calouro no rádio, quando escolhe como nome Artístico Adoniran Barbosa, em homenagem ao seu melhor amigo e ao cantor Luis Barbosa, seu ídolo.

 

O caminho pelo sucesso começa em 1934, quando, com a marcha Dona Boa, conquista o primeiro lugar no concurso carnavalesco promovido pela Prefeitura Municipal de São Paulo.

 

Sete anos depois é convidado para a Rádio Record, onde trabalhou por mais de trinta anos como ator cômico, discotecário e locutor.

 

Com os seus programas transmitidos para todo o Brasil em AM e Ondas Curtas, Adoniran Barbosa já era um nome nacionalmente conhecido quando, em 1951 compõe a música Saudosa Maloca, gravado pelo Conjunto Demônios da Garoa. Dois anos depois compôs o samba do Arnesto, Iracema, Abrigo de Vagabundos e, em 1964 a famosa "Trem das Onze" que o consagrou.

 

Cronista da vida simples e difícil das camadas mais pobres da população, Adoniran retrata em suas letras o sofrimento dos menos favorecidos frente a especulação imobiliária e as mudanças as quais ele atribuía ao progresso. Nas letras de suas canções faz uso da maneira de falar dos moradores de origem italiana de alguns bairros paulistanos, como Barra Funda e Brás.

 

Uma de suas últimas composições foi "Tiro ao Álvaro", gravada por Elis Regina em 1980.

 

Adoniran Barbosa morreu em 23 de novembro de 1982, aos 72 anos de idade. Estava internado no Hospital São Luís, tratando um enfisema pulmonar. Foi sepultado no Cemitério da Paz, na capital paulista.

 

História Hoje: Programete sobre fatos históricos relacionados a cada dia do ano. É publicado de segunda a sexta-feira. Acesse aqui as edições anteriores.

Últimas notícias
Justiça

PGR denuncia Carla Zambelli e hacker que invadiu o sistema do CNJ

De acordo com a PGR, Zambelli foi autora intelectual da invasão e procurou o hacker para executar o crime e emitir um falso mandado de prisão contra o ministro do STF Alexandre de Moraes.

Baixar arquivo
Política

Comissão do Senado aprova redução do IR para motoristas de aplicativos

O texto, de autoria do senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), recebeu relatório favorável do senador Sérgio Petecão (PSD-AC). O texto muda a base de cálculo do imposto para que o IR seja reduzido de 60% para 20%.

Baixar arquivo
Política

Tarifa social de água e esgoto é aprovada em comissão do Senado

A proposta prevê que famílias de baixa renda paguem menos pelo uso de água. O projeto agora segue, em regime de urgência, para o plenário. 

Baixar arquivo
Esportes

Futebol: brasileiros entram em campo pela Libertadores e Sul-Americana

Hoje também tem jogo da série B do Campeonato Brasileiro. Brusque recebe o Mirassol no interior catarinense.

Baixar arquivo
Saúde

Ministra da Saúde nega mudanças na gestão de hospitais federais no Rio

A rede hospitalar federal na capital fluminense vem sendo alvo de uma série denúncias de problemas de atendimento, falta de materiais, de profissionais e de manutenção. Servidores se manifestaram contrários à possibilidade de transferência de gestão para os governos estadual e municipal. 

Baixar arquivo
Internacional

Em Gaza, mais de 300 corpos são encontrados em valas comuns

Os corpos, entre eles de mulheres e idosos, foram encontrados dentro e no entorno dos hospitais que foram alvos de operações israelenses. E mais: contra a guerra em Gaza, alunos promovem protestos e acampamentos nas universidades dos Estados Unidos. E a crise migratória deixa mais cinco mortos na travessia para o Reino Unido. Uma pequena embarcação levava 110 pessoas.

Baixar arquivo