História Hoje: Ópera de Strauss estreava há 106 anos com ousada história de amor

História Hoje

Publicado em 26/01/2017 - 07:00 Por Apresentação Dilson Santa Fé - Brasília

Há pouco mais de um século estreou a ópera “O Cavaleiro da Rosa”, de Richard Strauss. A premiére foi na cidade de Dresden às margens do Elba, o rio da unidade alemã. Strauss foi um dos principais compositores alemães do final do século 19 e primeira metade do século 20. O Cavaleiro da Rosa é uma história romântica, de um amor entre uma mulher madura e um rapaz bem mais jovem.

 

Esta ópera em três atos é uma viagem à Viena do período da imperatriz Maria Tereza. Foi a forma que ele encontrou de se expressar. O autor Hugo von Hofmannsthal é um escritor e dramaturgo austríaco. As melhores óperas de Strauss surgiram da parceria com Hofmannsthal. Nesta ópera, os libretos de Hofmannsthal expressam impecavelmente os sentimentos dos personagens que se ajustam perfeitamente a brilhante à música do compositor alemão.

 

O Cavaleiro da Rosa é o jovem conde, Octavian, de 17 anos era amante de uma bela e madura senhora, esposa de um marechal. Mas ela desiste elegantemente de seu jovem amante ao vê-lo apaixonado por uma moça da sua idade.

 

O Cavaleiro da Rosa contrasta com a concepção trágica de “Salomé”, uma das obras mais encenadas do mundo e “Electra”, que recria a narrativa do mito grego de Electra e uma das mais prestigiadas criações do compositor alemão Richard Strauss.

 

Composta em 1910, a ópera O Cavaleiro da Rosa foi inspirada nas comédias de Molière e nas óperas cômicas de Mozart, uma mudança no estilo musical de Strauss, que estiliza a música dos séculos 18 e 19, enfatizando o contexto aristocrático. Desde a estreia, muitos trechos da ópera foram apresentados em concertos. Richard Strauss arranjou suas sequências preferidas de valsas para que fossem apresentadas separadamente.

 

História Hoje: Programete sobre fatos históricos relacionados a cada dia do ano. É publicado de segunda a sexta-feira. Acesse aqui as edições anteriores.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Internacional

Foguete chinês se desintegra ao reentrar na atmosfera da Terra

Os destroços do foguete Longa Marcha 5B caíram no Oceano Índico, a oeste das Ilhas Maldivas. Há relatos de visualização desses destroços no céu de quatro estados brasileiros: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Minas Gerais.

Baixar arquivo
Saúde

Covid-19: confira como estão as medidas restritivas em alguns estados

Bahia, Ceará e São Paulo decidiram manter as restrições para atividades não essenciais. Já o Maranhão, começou a liberar algumas atividades. E, em Minas Gerais, o pedido foi para que a população evite aglomerações no Dia das Mães. 

Baixar arquivo
Internacional

Mãe poderá concluir curso de medicina perto da família, decide Justiça

Ser médica, casar e ter filhos. Esses eram os sonhos da Ana Luísa Guedes. Em 2018, tudo parecia estar indo exatamente como planejou: a brasiliense passou no vestibular e estava cursando medicina numa universidade federal em Niterói.

Baixar arquivo
Saúde

Média de idade das vítimas da covid-19 no país cai quase oito anos

Segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Fiocruz nessa sexta-feira (7), esse não é o único dado que mostra que a pandemia está atingindo grupos mais jovens da população.

Baixar arquivo
Justiça

Sobe para 29 número de mortos em operação no Jacarezinho

Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro está investigando as circunstâncias das mortes na ação policial no Jacarezinho para apurar se houve violações a direitos durante a ação.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Três navios são apontados como suspeitos por derramamento de óleo

As conclusões estão no inquérito da Polícia Federal sobre o caso. De acordo com a Marinha, os principais suspeitos são o Navio-Tanque Bouboulina, o Navio Tanque City Of Tokyo e o Navio Tanque Godam.

Baixar arquivo