História mostra que o frevo veio da palavra ferver e contou com a influência da capoeira

Música

Publicado em 27/02/2017 - 07:20 Por Lucas Pordeus León - Brasília

O frevo já faz as ruas de Pernambuco ferver há pelo menos 110 anos. O ritmo é o preferido dos gigantescos carnavais de Recife e Olinda, cidades irmãs siamesas onde não existe carnaval sem frevo.


O cantor, compositor e instrumentista pernambucano Antônio Carlos Nóbrega conta que o frevo, ao contrário do samba, no Rio de Janeiro e do axé, em Salvador, é a trilha sonora do carnaval em Recife. 


Não se sabe a data certa que o ritmo surgiu, mas a palavra frevo apareceu na imprensa a primeira vez em 1907, mas sabe-se que ainda no final do século 19 o ritmo já estava nas ruas.


A palavra frevo veio do ferver, que se transformou em 'frever', até chegar no frevo. Música rápida e frenética, que não deixa ninguém parado. 


O maestro Ademir Araújo, o famoso maestro Formiga, de 74 anos, é uma das lendas vivas do frevo de Pernambuco. O maestro conta que o frevo é uma mistura de ritmos, mas excluí qualquer influência do jazz. 


Segundo o músico, o frevo começou com antigas bandas que tocavam os gêneros dobrado ou fanfarras, em Recife. O maestro disse que a influência dos capoeiristas que acompanhavam os desfiles foi fundamental para construção do frevo. 


Inspirados nos movimentos da capoeira, os instrumentistas do frevo se tornaram inseparáveis da dança. Hoje, o passista de frevo faz uma dança extremamente dinâmica para acompanhar o ritmo, ou é o ritmo que acompanha o passista? 


Elasticidade, força e liberdade marcam a dança do frevo com os saltos e agachamentos acrobáticos. Para se equilibrar, os passistas usam as famosas sombrinhas de frevo.


Na origem, eram usadas pelos capoeiristas como armas disfarçadas para se defenderem. Isso em uma época que a capoeira era proibida. Mas, hoje, se tornaram alegorias que acompanham o ritmo. 

Últimas notícias
Internacional

Em Gaza, mais de 300 corpos são encontrados em valas comuns

Os corpos, entre eles de mulheres e idosos, foram encontrados dentro e no entorno dos hospitais que foram alvos de operações israelenses. E mais: contra a guerra em Gaza, alunos promovem protestos e acampamentos nas universidades dos Estados Unidos. E a crise migratória deixa mais cinco mortos na travessia para o Reino Unido. Uma pequena embarcação levava 110 pessoas.

Baixar arquivo
Economia

Arrecadação federal bate recorde em março e soma mais de R$ 190 bi

Esse foi o melhor desempenho para o mês em toda a série histórica, que começou em 1995. O valor é 7,2% maior do que o registrado em março do ano passado.

Baixar arquivo
Saúde

Brasil melhora cobertura vacinal contra a poliomielite em 2023

Segundo o Ministério da Saúde, das 16 vacinas indicadas para o público infantil, 13 tiveram aumento na cobertura vacinal. Para o Unicef, desafio é levar a vacinação para além das unidades de saúde.

Baixar arquivo
Política

Lula volta a defender saidinhas temporárias do sistema prisional

Há previsão do Congresso Nacional de votar vetos presidenciais na quarta-feira (24). 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Branqueamento de corais em Fernando de Noronha preocupa pesquisadores

O fenômeno do branqueamento de corais é um dos principais sintomas de um ecossistema marinho que está passando por adversidades. Quando o coral fica branco da cor do seu esqueleto calcário, ele pode morrer.

Baixar arquivo
Economia

Boletim Focus projeta crescimento de 2,02% da economia em 2024

O documento traz as previsões de economistas e analistas de mercado consultados pelo Banco Central. Boletim ainda projeta inflação de 3,73%. 

Baixar arquivo