Na Trilha da História: Pesquisador revela detalhes sobre as piores secas do Ceará

Na Trilha da História

Publicado em 26/07/2017 - 13:36 Por Apresentação Isabela Azevedo - Brasília

*Esta é a última reprise de julho do programa. Semana que vem, as publicações inéditas voltam. Acompanhe nesta reprise a edição originalmente publicada em 28 de junho deste ano.

 

Olá! Eu sou a Isabela Azevedo e está começando o Na Trilha da História! Hoje, nós vamos falar sobre as secas mais severas que atingiram o Ceará. Quem conversa com a gente é o historiador Cicinato Ferreira, autor de vários livros relacionados à história do estado. Desde o século XVII, registros oficiais apontam períodos críticos de estiagem no território cearense.

 

Sonora: "O primeiro registro de grande seca na nossa história é de 1603, no tempo da colonização. Tivemos grandes secas em 1745, 1777, 1793, 1825, 1845... A maior delas, que passou para a história como a maior delas em termos de números catastróficos foi a de 1877 a 1879, considerada como a seca dos mil dias".

 

Foi durante a seca dos mil dias que os cearenses começaram a deixar o estado em busca de melhores condições de vida. O historiador lembra que essa estiagem ocorreu durante o período do Império, quando Dom Pedro II ocupava o trono.

 

Sonora: "Ele chegou a dizer que venderia a última joia da coroa para resgatar o Nordestino, mas isso ficou apenas como uma figura de retórica, não teve nenhuma iniciativa de valor para resgatar esse povo. Por isso que a gente entende que essa foi a pior seca que houve na nossa região."

 

Já a seca de 1915, que entristeceu as páginas do romance O Quinze, de Rachel de Queiroz, contabilizou pelo menos 30 mil mortes. Naquele ano, choveu cerca de um quarto do total do ano anterior. Trinta mil pessoas deixaram o Ceará rumo ao Norte e 11 mil em direção ao Sudeste e ao Sul do país. Além dos números impactantes, a seca do 15 ainda trouxe outra cicatriz para o povo cearense: a abertura de um campo de concentração.

 

Sonora? "O Campo de concentração foi criado mais ou menos em setembro de 15 e ele tinha apenas um objetivo: era isolar os retirantes que foram a Fortaleza aos borbotões mesmo. A partir de agosto, a seca muito brutal expulsou os sertanejos e aqueles que não puderam migrar tiveram que ficar isolados porque eles foram para o Passeio Público, um lugar muito frequentado pela sociedade cearense, e isso era algo que profanava".

 

O Campo de Concentração citado pelo historiador Cicinato Ferreira não se parecia aos conhecidos campos nazistas de trabalhos forçados.

 

Sonora: "Não havia uma prisão em termos clássicos. Ou seja, não havia o impedimento de deslocamento daquela pessoa que estava no campo para outro local. Realmente a gente não pode imputar ao governo cearense essa mácula. Mas a gente pode imputar ao governo o isolamento. Essas pessoas, apesar de não serem presas, não passarem por violência, ela tinham uma grande violência contra elas, que era a falta de assistência. Com a exceção de uma visita ou outra da igreja, uma visita ou outra de um médico, não tinha assistência".

 

Um lugar de tristeza e de morte.

 

Sonora: "Não foi de surpresa nenhuma que esse campo foi considerado Campo de Morte. Era para isolar as pessoas e deixar lá ao Deus dará. No campo teve uma mortalidade muito grande. Pra você ter uma ideia, o campo teve cerca de 3 mil mortes. Ou seja, uma mortalidade brutal!"

 

Com tantas dificuldades em combater a seca, houve quem sugerisse despovoar estados do Nordeste.

 

Sonora: "Eu sempre gosto de lembrar que, durante o século XIX, na seca de 1877 arrebatadora já até tomava conta dos debates da corte imperial, um dos propositores dizia que era preciso despovoar o Nordeste, despovoar o Ceará, a Paraíba e o Pernambuco porque não havia como morar em locais assim. Era preciso tirar todo mundo de lá para resolver a situação."

 

Mas mesmo que a previsão do tempo seja implacável com os cearenses, o amor à terra é ainda mais forte.

 

Sonora: "Só o vínculo cultural, a questão do hábito, a permanência DE certas crenças é que explica essa persistência. A gente tem que ver o amor das pessoas à terra, a questão do amor das pessoas aos seus locais. É difícil entender essa luta incessante do sertanejo para permanecer nas suas terras".

 

Esta foi a versão reduzida do Na Trilha da História! O programa completo tem uma hora e traz a entrevista na íntegra do historiador Cicinato Ferreira, além de músicas relacionadas à secas do Ceará! Para ouvir, acesse radios.ebc.com.br/natrilhadahistoria. Se você tiver alguma sugestão para o programa envie um e-mail para culturaearte@ebc.com.br. Até semana que vem, pessoal!

 

Na Trilha da História: Apresenta temas da história do Brasil e do mundo de forma descontraída, privilegiando a participação de pesquisadores e testemunhas de importantes acontecimentos. Os episódios são marcados por curiosidades raramente ensinadas em sala de aula. É publicado semanalmente. Acesse aqui as edições anteriores.

Últimas notícias
Justiça

Justiça condena empresa eólica a pagar indenização para morador no RN

O morador alega "barulho constante" provocado pela rotação do aerogerador e dano estrutural no imóvel residencial.

Baixar arquivo
Saúde

Mudanças climáticas agravam riscos de trabalhadores, diz OIT

Para a Organização Internacional do Trabalho, inúmeras condições de saúde dos trabalhadores estão associadas às mudanças climáticas, incluindo câncer, doenças vasculares, respiratórias, renais e de saúde mental.

Baixar arquivo
Economia

Governo lança programa de crédito e renegociação de dívidas

Uma das ações permite que microempreendedores individuais e pequenos e médios empresários negociem as dívidas e consigam crédito para melhorar os negócios.

Baixar arquivo
Justiça

STF dá 5 dias para X se manifestar sobre descumprir ordens judiciais

O Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes deu um prazo de cinco dias para que os representantes da rede social X, antigo Twitter, se manifestem sobre descumprimentos de ordem judicial nos perfis de contas bloqueadas na plataforma.

Baixar arquivo
Saúde

Saúde óssea depende de exercícios regulares, defende médico do INTO

Além de provocar sensação de bem-estar, elevar a autoestima e trazer melhorias para as relações sociais, a prática regular de atividade física tem um papel fundamental para a saúde óssea e muscular.

Baixar arquivo
Saúde

Pesquisadores desenvolvem fármacos para tratamento de doenças crônicas

Pesquisadores brasileiros investem em pesquisa e na produção de novos fármacos, que podem ajudar no tratamento de pacientes que lutam contra doenças crônicas.

Baixar arquivo