Forças de segurança federais e estaduais vão atuar integradas no Rock in Rio

Segurança Pública

Publicado em 09/09/2017 - 08:11 Por Raquel Júnia - Rio de Janeiro

Uma operação especial envolvendo as forças de segurança do estado do Rio, além da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, órgãos responsáveis pelo trânsito e manutenção está sendo preparada para o Rock in Rio, que começa no dia 15 de setembro.

 

De acordo com a Secretaria de Segurança, apesar de haver uma empresa privada contratada para a segurança interna do evento, duas unidades móveis do Centro Integrado de Controle e Comando também vão ficar no interior da Cidade do Rock, de onde será feita a coordenação integrada da operação de segurança.

 

As unidades vão servir também como uma central de imagens que poderão ser disponibilizados para os setores responsáveis pelo monitoramento.

 

De acordo com a Subsecretaria de Comando e Controle, a experiência de integração das ações nos jogos olímpicos e paralímpicos vai ser repetida. O aplicativo Emergência RJ também poderá ser usado para o registro de ocorrências.

 

O planejamento inclui a atuação de 350 agentes da Polícia Rodoviária Federal que farão um cinturão de policiamento nas divisas do estado e na Região Metropolitana do Rio, além de 200 servidores da Polícia Federal que vão atuar nos serviços de estrangeiros, entorpecentes, fiscalização das empresas de segurança privada, armas e inteligência.

 

As Policias Militar e Civil vão mobilizar um efetivo de cerca de 400 policiais e 70 viaturas, por dia de evento. Já a Guarda Municipal e a CET-Rio contarão com efetivo diário de mais de 500 guardas, no ordenamento urbano e no controle do trânsito.

 

O metrô e o BRT também farão um esquema especial. Nos dias de shows, a estação Jardim Oceânico, do metrô, que faz integração com o BRT, ficará aberta 24 horas para embarque. As demais estações, após o horário regular, ficarão abertas apenas para desembarque.

 

O BRT criou linhas especiais para atender o público que vai para o Rock in Rio. É esperada a circulação de 100 mil pessoas, por dia, na Cidade do Rock.

Últimas notícias
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo